Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Prefeitura instala mais 62 câmeras

ALEXANDRE DE AZEVEDO/CCS

As principais vias de acesso e de saída de Ribeirão Preto, assim como pontos estratégicos de flu­xo para os bairros, começaram a receber câmeras de segurança do Sistema Detecta. A prefeitu­ra trabalha na instalação de 20 pontos e 62 equipamentos que serão interligados a outras 40 que estão sendo instalados no quadrilátero central, formando o programa Guardiões da Cida­de, com um total de 102 câmeras em operação.

Os equipamentos começa­ram a ser instalados na última semana nas avenidas Treze de Maio, Presidente Vargas, Presi­dente Kennedy, Maurílio Bia­gi, Luzitana, Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte), Leão XIII e Saudade e nas ruas Vi­tória, Pernambuco e São Salva­dor, entre outras.

As novas câmeras serão utilizadas na identificação de veículos furtados ou roubados que estejam em trânsito na cidade, a partir da leitura das placas, possibilitando sua lo­calização pelas forças policiais. Já as câmeras do quadrilátero central continuarão a subsidiar o trabalho preventivo de delito criminal, auxiliando a polícia em ações que evitem a prática de crimes na região.

Todas as câmeras estarão interligadas em um único sis­tema tecnológico de segurança e serão controladas pela Polícia Militar e Guarda Civil Metro­politana, formando o progra­ma Guardiões da Cidade. “A prefeitura está investindo para oferecer mais segurança aos moradores e comercian­tes de Ribeirão Preto, fazen­do uso da tecnologia para apoiar o trabalho da PM e da GCM”, diz o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

“Com ações de inteligên­cia e prevenção, vamos ter maior controle da crimina­lidade”, explica. Em julho do ano passado, a prefeitura de Ribeirão Preto lançou o Guardiões da Cidade, com a instalação de 40 câmeras de videomonitoramento com reconhecimento e registro de placas de veículos em vias ur­banas da área central.

O investimento foi de R$ 1.535.000,00. Das 40 câmeras, 24 estão sendo instaladas em locais monitorados pelo projeto Olhos de Águia. Estes equipa­mentos estão defasados tecno­logicamente – são treze digitais e onze analógicas –, e 16 apare­lhos serão instalados em novos pontos estratégicos, como a confluência das avenidas Dou­tor Francisco Junqueira e Jerô­nimo Gonçalves, das ruas Rui Barbosa com Tibiriçá, São José com Américo Brasiliense, cru­zamentos da avenida Nove de Julho, entre outros locais.

Na terceira etapa, serão instaladas 20 câmeras em pon­tos distantes da região central, com prioridade para a Zona Norte, como nos cruzamen­tos da avenida Maximilliam Maggioni com a rua Sebastião Minutti, rua Doutor Demétrio Chaguri com Doutor Jarbas Martins Viana, avenida Otávio Golfeto com a rua Expedicio­nário Antônio Dovichi, ruas Emigdio Rosseto e José Abud Bitta, avenida do Café com a rua Tenente Catão Roxo, rua Niterói e outros lugares.

Detecta
Todos os novos equipa­mentos estarão integrados ao Sistema Detecta de monitora­mento inteligente desenvolvi­do pela Secretaria de Seguran­ça Pública do Estado de São Paulo, que integra dados de veículos e pessoas (civil e cri­minal, pessoas desaparecidas).

As câmeras geram dados dos eventos para encaminha­mento ao Detecta, que possui o maior conjunto de informa­ções armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo foto­gráfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Esta­dual de Trânsito (Detran.SP), registro de veículos furtados, roubados e clonados.

O sistema é capaz de detec­tar e alertar os órgãos de segu­rança em questão de segundos sobre veículos suspeitos de roubo ou furto e até mesmo aqueles envolvidos em outras ocorrências de interesse de se­gurança, facilitando a atuação no intuito de proteger o cida­dão ribeirão-pretano.

O programa permitirá que outras câmeras particulares (como de associações de bairros, por exemplo), desde que aten­didos os requisitos técnicos mí­nimos, integrem o sistema, au­mentando ainda mais a área de cobertura. Seu objetivo é auxiliar o trabalho policial em atividades operacionais e investigativas ao acessar diversos bancos de da­dos de diferentes instituições, correlacionando informações e imagens de locais, pessoas e veículos e promover ações po­liciais coordenadas.

Postagens relacionadas

Brasil chega à marca de 70% da população vacinada com duas doses contra a covid

William Teodoro

TIM assina termo com a Anatel para expandir serviços

Redação 1

PUBLICIDADE: Assine Jornal Tribuna!

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com