A prefeitura de Ribeirão Preto, realizou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a drenagem emergencial de valas da Comunidade Locomotiva, localizada em um terreno de 60 mil metros quadrados da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) na rua Peru, no Parque Industrial Coronel Quito Junqueira, na zona Norte de Ribeirão Preto.
A favela onde vivem cerca de 350 famílias – 1500 pessoas – fica inundada todas as vezes em que fortes chuvas atingem aquela região. Na inundação mais recente, no final de dezembro, as águas atingiram mais de 1 metro de altura em alguns locais da comunidade.
Em vídeo publicado pela prefeitura, nas redes sociais, a administração diz que a ação melhorará o sistema de drenagem no local, evitando o acúmulo de água na entrada da comunidade. “E se todos fizerem sua parte, não acumulando lixo nem entulhos, o serviço será ainda mais eficaz, evitando futuros alagamentos. Bóra fazer uma Ribeirão melhor para todos viverem?”, diz o texto do vídeo publicado. O prefeito Ricardo Silva (PSD) e a secretária de Infraestrutura, Juliana Maria Ogawa, participaram da operação.
“A intervenção na comunidade Locomotiva é uma medida emergencial para mitigar um problema antigo da região. Após essa primeira ação, daremos continuidade a manutenções regulares para garantir que o sistema de drenagem continue eficiente e atenda às necessidades da população”, afirmou Ogawa.
Localizada onde funcionava uma antiga linha de trem a favela está sujeita a alagamentos por questões topográficas. Desde 2016 quando ocuparam o local, os moradores têm cobrado uma solução definitiva das várias administrações municipais para eles. Entre as medidas cobradas está a implementação de uma política habitacional para os moradores.