O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e o secretário municipal de Infraestrutura, Pedro Luiz Pegoraro, entregaram na manhã desta quinta-feira, 20 de dezembro, as duas últimas pontes construídas sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central de Ribeirão Preto.
Foram liberadas ao tráfego as pontes que ligam o Centro aos Campos Elíseos, através das ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré e Barão do Amazonas e Benjamin Constant. A primeira obra, entre a José Bonifácio e a Paraíba, já havia sido inaugurada na última sexta-feira (14). Cada uma tem 9,93 metros de comprimento, 12,72 metros de largura, rampa de acesso para cadeirantes e travessia de pedestres.
As três foram construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), um pacote que terá investimento de R$ 310 milhões. A empresa responsável pela intervenção é a V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), que venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões.
Segundo a Empresa de trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto, (Transerp), na avenida circulam, em média, 2.700 veículos, nos dois sentidos, em horários de pico. Já a estimativa de tráfego para as três novas pontes é que, em cada uma, irão circular cerca de 1.200 veículos por hora, no horário do “rush”.