O secretario estadual da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa Filho, estará em Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 14 de setembro. Ele se encontrará com policiais civis e militares e vai homologar o convênio que a prefeitura fechou com o Comando de Policiamento do Interior (CPI-3) para a instalação de 30 câmeras de monitoramento do programa Detecta, um sistema integrado que permite a localização de veículos furtados e roubados e em situação irregular e até de pessoas desaparecidas. O governo municipal vai investir cerca de R$ 900 mil no projeto de prevenção e repressão das infrações penais.
A solenidade será no Palácio Rio Branco, sede do governo municipal, às dez horas. A parceria foi assinada em 22 de agosto pelo prefeito e o coronel Carlos Alberto Machado, comandante do CPI-3. A previsão é que as câmaras comecem a ser instaladas até o final de 2018. Inicialmente, serão 30 aparelhos fixos tipo OCR – Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Óptico de Caracteres em português – que serão usados para identificação de placas de veículos. Os equipamentos, com capacidade de reconhecimento automático de placas permitirão identificar restrições de trânsito e emitir alertas durante uma fiscalização. Isso possibilitará ações imediatas, como apreensão do veículo ou detenção dos passageiros.
Serão instalados no Anel Viário Sul (Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (SP- 322), Anel Viário Norte (Rodovia Alexandre Balo, SP-328) e na Rodovia Anhanguera (SP-330). Nogueira diz que pretende instalar 500 câmeras de monitoramento na cidade até o final de seu mandato, em 2020. O Detecta, que irá operar nas câmeras do programa “Anjos Guardiões”, é um sistema inteligente de monitoramento criado para aprimorar o trabalho dos policiais e autoridades locais.
Muito mais que um sistema inteligente, possui o maior conjunto de informações armazenadas da América Latina e integrará bancos de dados da Polícia Militar, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Departamento Estadual de Trânsito (DetranSP), registro de veículos furtados, roubados e clonados.
Os equipamentos, com capacidade de reconhecimento automático de placas de veículos, permitirão identificar restrições de trânsito e emitir alertas durante uma fiscalização. Isso possibilitará ações imediatas, como apreensão do veículo ou rendição dos passageiros Dados da atuação do Detecta no Estado de São Paulo, de maio de 2018, revelam que a ação do sistema contribuiu significativamente na redução da violência. Foram recebidos 1.313.270 alertas de veículos furtados, 661.256 alertas de veículos roubados e localização de 9.930 pessoas desaparecidas.