Tribuna Ribeirão
Geral

Prefeitura de Sertãozinho exonera 263 comissionados

Os cargos devem ser preenchidos por servidor público de carreira, após aprovação em concurso público (Reprodução)

A prefeitura de Sertãozinho, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, exonerou 263 servidores comissionados após o julgamento pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) movida pela Procuradoria-Geral de Justiça. A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1º de novembro.

A Adin questionou a criação de cargos em comissão e funções de confiança, que “não se amoldam às atribuições de assessoramento, chefia e direção”. Segundo o TJ, a contratação dos servidores comissionados burlou a regra do concurso público. E os cargos devem ser preenchidos por servidor público de carreira, após aprovação em concurso público.

O TJ determinou que a prefeitura faça a readequação da lei que trata do assunto. Entre os exonerados estão, por exemplo, servidores públicos que ocupavam cargos de diretor de Departamento de Atos Oficiais, chefe de Seção de Expediente e chefe de Seção de Documentação.

A prefeitura de Sertãozinho afirmou que, desde 2016, tem enfrentando desafios legais sobre a constitucionalidade de seus cargos comissionados. Que também já encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei de reorganização administrativa para alinhar a estrutura administrativa com os ditames constitucionais e que aguarda possível aprovação pelo Legislativo municipal da cidade. 

 

Postagens relacionadas

Linha de ônibus do Portal dos Ipês tem horário ampliado

William Teodoro

Novo currículo do ensino médio será dividido em áreas, e não disciplinas

Redação 1

Caixa vai pagar o auxílio de R$ 600

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com