A prefeitura de Ribeirão Preto lançou a concorrência pública com o intuito de vender 70 áreas públicas pertencentes ao município. O objetivo é conseguir recursos para a construção do Centro Administrativo. No total, quando conseguir vender todos os terrenos disponíveis, o governo Duarte Nogueira Júnior (PSDB) pretende arrecadar R$ 72,1 milhões para tirar o empreendimento do papel.
No começo deste ano, a prefeitura de Ribeirão Preto já tentou comercializar 24 áreas, mas conseguiu vender apenas duas e arrecadar R$ 8.475.368. Os terrenos colocados à venda nesta semana são de diversos tamanhos e preços – de 42 metros até 15 mil metros quadrados, com valor mínimo de R$ 20,9 mil e máximo de R$ 7,5 milhões. Podem ter diversas destinações, como uso residencial ou comercial, conforme sua localização.
O empreendedor interessado pode obter todas as informações de cada área no site da prefeitura ou diretamente na Secretaria Municipal do Planejamento e Gestão Pública, no Departamento Socioeconômico, das dez às 16 horas, todos os dias, pelo telefone (16) 3977- 9151. A concorrência ocorrerá no dia 29 de janeiro de 2020, com prazo limite para entrega dos envelopes com as propostas às 8h30.
O Centro Administrativo será instalado em uma área 106 mil metros quadrados, na avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi, no Jardim Independência, na Zona Norte. A obra está orçada entre R$ 45 milhões e R$ 60 milhões. O governo também já escolheu, através de concurso, o anteprojeto arquitetônico.
A proposta vencedora recebeu o prêmio de R$ 125 mil e foi apresentada por Estevan Barin Moreira, da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O Centro Administrativo de Ribeirão Preto será construído em área doada pela Fundação Educandário Coronel Quito Junqueira. Em setembro, a administração lançou edital de licitação, com valor estimado em R$ 2,13 milhões, para a contratação de empresa especializada que vai elaborar o projeto executivo de arquitetura e os complementares.
A previsão da área construída é de aproximadamente de 33 mil m², sendo que a taxa de ocupação máxima de construção permitida para o local é de 75%. O projeto prevê a instalação de 28 unidades administrativas, entre secretarias, fundações e autarquias – incluindo a Companhia de Desenvolvimento Econômico (Coderp), Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) e Departamento de Água e Esgotos (Daerp).
Com a implantação do Centro Administrativo devem ser transferidos para o local as secretarias da Administração, Negócios Jurídicos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Cultura, Planejamento, Obras Públicas, Infraestrutura, Assistência Social, Esportes, Fazenda, Turismo, Habitação (Cohab), Gabinete do Prefeito, Casa Civil, Governo, Comunicação Social, Limpeza Urbana, Guarda Civil Municipal (GCM), Fundo Social de Solidariedade, Junta do Serviço Militar, Serviço de Assistência aos Municipiários (Sassom) e Instituto de Previdência dos Municipiários (IPM).
A implantação será verticalizada para proporcionar circulação otimizada, melhor articulação entre as secretarias e favorecer iluminação e ventilação natural, além de proximidade com estacionamento. Também prevê o equilíbrio entre áreas verdes e pavimentadas, cria espaços de permanência sombreada e prevê a climatização com espelhos d’água.
Foram propostos andares corridos e flexíveis, com componentes estruturais e de vedação pré-fabricados, o que agiliza a construção e reduz o custo. Os espaços comerciais e corporativos são independentes, o que possibilita a implantação por etapas. A edificação será servida por dois conjuntos de quatro elevadores cada.
Está prevista uma nova estação de transporte público com cobertura que conduz o pedestre até a esplanada onde se localiza o atendimento integrado. Junto à esplanada há espaço reservado para ponto de táxi e carros de aplicativos em local demarcado e protegido por cobertura. O paisagismo proposto cria praças e esplanadas de convívio que possibilitam o uso para eventos ao ar livre, festas e comemorações, podendo ser utilizados em finais de semana para shows, eventos e apresentações artísticas, entre outras utilidades.