O túnel José Bonifácio de Andrada (1763-1838), sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, será inaugurado às dez horas desta quinta-feira, feriado da Independência do Brasil, o Sete de Setembro. O equipamento permitirá a ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas.
Este será o primeiro túnel de Ribeirão Preto – o Complexo Viário Doutor Manoel Leão é chamado de trincheira. A praça Salvador Spadoni e o quarteirão da avenida Nove de Julho em frente, entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, também serão inaugurados no mesmo dia.
Neste trecho, utilizando pedras brancas e pretas, os calceteiros desenharam ondas como as do calçadão de Copacabana. Neste trecho, as pistas não são de paralelepípedos nem os canteiros eram de pedras portuguesas e, portanto, o trecho não é tombado.
As pistas dos dois lados da Nove de Julho onde os ônibus vão circular ganharam asfaltamento reforçado. O equipamento viário começou a ser feito em 2020, porém ficou parado por um ano. A sobras foram retomadas em abril de 2022,
Assim, o túnel será responsável por unir todos os pontos cardeais da cidade. Com 381 metros de extensão, o equivalente a quatro quarteirões, o túnel José Bonifácio terá mão única: os veículos entrarão pela Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, e sairão na Presidente Vargas, na altura da rua João Penteado.
A ampla pista – que dará espaço para um veículo por vez – permitirá que as duas curvas internas sejam feitas com conforto e segurança, garantindo perfeitamente a fluidez do trânsito. Para o percurso inverso, da Presidente Vargas para a Independência, o motorista percorrerá a via externa, na parte de cima do túnel.
A diferença é que agora fará isso diretamente, passando automaticamente da primeira avenida para a segunda, sem necessidade de retornos pelas ruas marginais. O mesmo valerá para os ônibus. Em ambos os sentidos, eles circularão em corredores exclusivos, do lado externo do túnel.
A engenheira Denise de Mattos Venegas, uma das técnicas responsáveis pela obra, explica que seria inviável construir duas pistas no túnel, já que para isso seriam necessárias as desapropriações dos prédios do entorno. “Tal medida implicaria em muitos milhões de reais para cobrir o valor dos imóveis do entorno, além de exigir anos de ações de desapropriação, inviabilizando a obra.
O mesmo se daria se o túnel fosse substituído por um viaduto, que exigiria a desapropriação de alguns imóveis e “afundaria” os andares mais baixos de outros. “O projeto previu todas essas questões, além de testes prévios que comprovaram a fluidez do trânsito presente”, afirmou.
Denise ainda esclarece que a passarela interna do túnel, cercada por gradis e seguindo as diretrizes de largura universais, não será destinada a pedestres. “Trata-se apenas de uma passarela de emergência, para trabalhadores e pessoas que porventura tenham que entrar ou sair a pé no túnel”, enfatizou.
Na praça Salvador Spadoni, 13 bancos de cimento já foram instalados, assim como as duas mesinhas com bancos redondos, também de cimento, que compõem o novo mobiliário. As duas claraboias concretadas ali, que ajudarão a levar luz e ventilação ao túnel, receberam grades de dois metros de altura.
Os mastros para acolher três bandeiras também já estão instalados na praça Salvador Spadoni, assim como o piso de concreto estampado e pigmentado, com sinalização podo tátil. Com o tratamento final à base de resina que receberá, ele vai ganhar uma cor avermelhada.
Túnel faz tributo a José Bonifácio
O túnel vai homenagear o patriarca da Independência brasileira: José Bonifácio de Andrada da Silva (1763-1838). A iniciativa partiu do prefeito Duarte Nogueira (PSDB). José Bonifácio teve papel decisivo na Independência do Brasil. Foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e, desde o início, colocou-se em apoio à regência de Dom Pedro de Alcântara.
Proclamada a Independência, comandou uma política centralizadora e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal. Em 11 de janeiro de 2018, foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil. A inauguração pode ter a participação de tataraneto do patriarca, o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). Ele é filho do ex-deputado mineiro Bonifácio de Andrada, que morreu de covid-19 em 2021 após ter exercido mandatos políticos por 60 anos.
Dados do túnel José Bonifácio
– Um jardim suspenso instalado sobre a obra (praça Salvador Spadoni)
– Uma passarela de segurança com gradis na área interna
– Duas claraboias para ventilação e iluminação naturais
– Três avenidas interligadas pela obra – Independência, Nove de Julho e Pres. Vargas
– 119 luminárias dentro do túnel
– 381 metros de extensão (cerca de quatro quarteirões), sendo 178 metros de área fechada
– 742 mudas de árvores, sendo 232 plantadas no entorno da obra e 510 doadas ao Horto Florestal
– 4.727 m³ de concreto e 361 toneladas de aço
– 19.000 usuários de ônibus passarão todos os dias no local
– 48.000 veículos circularão diariamente pelo trecho
Com o túnel José Bonifácio, o trânsito vai passar a fluir sem interrupção neste trecho, por onde transitam 98 mil veículos e 15 mil passageiros de ônibus todos os dias.
Nove de Julho
Canteiro em avenida
lembra Copacabana
Trecho fica entre as avenidas Independência e Presidente Vargas e não é tombado: local também recebeu asfalto novo e ponto de ônibus com abrigo
O túnel que está sendo construído no local da antiga praça Salvador Spadoni, sob a avenida Nove de Julho, no Jardim Sumaré, que permitirá ligação direta entre as avenidas Independência e Presidente Vargas, vai homenagear o patriarca da Independência brasileira: José Bonifácio de Andrada (1763-1838) Será inaugurado no feriado de 7 de setembro.
Nesta terça-feira, 29 de agosto, a prefeitura informou que as obras no quarteirão da Nove de Julho que fica entre as avenidas Independência e Presidente Vargas ficarão prontas até o dia da inauguração do túnel. Neste trecho, quase tudo já foi finalizado.
A asfaltamento foi refeito e dois pontos de ônibus com abrigos contra sol e chuva foram instalados, um de cada lado da avenida. Agora, calceteiros trabalham no canteiro central. Utilizando pedras brancas e pretas, eles desenham ondas como as do calçadão de Copacabana. Esta etapa começou na segunda-feira (28) e deve terminar nesta quinta-feira (31).