A prefeitura de Ribeirão Preto abriu licitação para construir duas novas escolas de ensino infantil e fundamental. Moradores do Jardim Aeroporto, na Zona Norte, contarão com um Centro de Educação Infantil (CEI) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) com capacidade para atender 298 alunos de até cinco anos de idade.
Na Zona Sul, a intenção da Secretaria Municipal da Educação é construir uma segunda unidade da Escola Municipal de Educação Fundamental Raul Machado, com 800 novas vagas para o fundamental no bairro Santa Cruz do José Jacques.
A expectativa inicial de investimento na unidade do Jardim Aeroporto é de R$ 4.699.936,46 e contempla a construção de uma praça pública ao lado do prédio. A escola contará com 14 salas de aula, solários, lactários, refeitório e playground. O projeto executivo foi fornecido gratuitamente pela Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo do federal.
“Vamos construir um segundo prédio da Raul Machado para atender à população daquela região, visto que é uma das escolas com maior demanda, por estar localizada numa região central, e é considerada uma das melhores da rede. A nossa intenção é acomodar os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º, no novo prédio e utilizar o antigo para os anos iniciais, do 1º ao 5º”, explica o secretário Felipe Elias Miguel.
A construção da nova unidade, que também contempla uma praça pública, contará com duas quadras esportivas, sendo uma delas coberta, doze salas de aula, um laboratório de Biologia e Química, laboratório de Matemática e Física, sala de leitura, uma sala de informática e refeitório. O projeto executivo foi fornecido gratuitamente pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), do governo de São Paulo.
Atualmente, estão em obras unidades escolares localizadas nos bairros Quintino Facci II, Jardim Paraíso, Vila Tibério (antigo Sesi), Jardim Wilson Toni, Parque dos Pinus, Vila Virgínia (antigo Sesi), Ipiranga (antigo Sesi), Jardim Pedra Branca (nova Emef Domingos Angerami), Jardim Marchesi e Jardim Interlagos.
“Temos dez escolas em construção e três concluídas, o que representa a geração de 4.399 vagas em Ribeirão Preto. Com as duas licitações em andamento, a rede municipal de ensino passará a ter 15 novas escolas, gerando 5.497 vagas. Nosso objetivo é atender a demanda crescente e não deixar nenhum aluno para trás”, ressalta Miguel.