A prefeitura de Ribeirão Preto diz que tem trabalhado arduamente para oferecer a todos os alunos o acesso à educação. Com o início do ano letivo agendado para quarta-feira, 5 de fevereiro, uma edição especial do Diário Oficial do Município será publicada neste sábado (1º) convocando 112 professores temporários e, assim, garantir que todas as 108 escolas municipais iniciem as aulas com o quadro docente completo.
Serão contratados os profissionais aprovados no processo seletivo realizado pela Secretaria Municipal da Educação em dezembro do ano passado, cujo resultado foi homologado no Diário Oficial desta sexta-feira (31). Serão 66 Professores de Educação Básica categoria II, três PEB III de Ciências Físicas e Biológicas, oito PEB III de Língua Portuguesa, nove PEB II de Matemática e 26 PEB III de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Na próxima segunda-feira (3), as secretarias da Administração e da Educação receberão os convocados no Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (Ceeef) Egydio Pedreschi para a atribuição de aulas. Aqueles que tiverem títulos declarados deverão estar no local às 18 horas para comprovação do documento e, os demais, às 20h, para a atribuição. É necessário apresentar cópia e versão original do diploma, títulos declarados e documento de identificação pessoal com foto.
“Anunciamos semana passada o chamamento de outros 158 professores temporários para PEB II, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas e AEE. Isso prova nosso compromisso em garantir ensino de qualidade aos nossos alunos, sem deixar nenhuma criança para trás”, afirma o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel.
A prefeitura de Ribeirão Preto definiu em dezembro o calendário escolar para 2020. O novo modelo adere às mudanças realizadas pelo governo de São Paulo, que prevê recessos de uma semana no final do primeiro e do terceiro bimestre, nos meses de abril e outubro.
A decisão foi tomada por meio de consulta pública e reuniões entre professores, diretores, coordenadores e cuidadores pedagógicos da rede municipal de ensino, além do Conselho Municipal de Educação, Associação dos Profissionais da Eduação de Ribeirão Preto (Aproferp) e Secretaria Municipal da Educação.
A partir deste ano, o município passará a ter recessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Além disso, o recesso de 15 dias entre o primeiro e o segundo semestre, no mês de julho, será mantido.
Em Ribeirão Preto, no início do ano passado, 46.921 estudantes – 22.696 do ensino infantil e 24.225 do fundamental – foram matriculados. São estudantes da educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação profissional básica e educação de jovens e adultos. A rede municipal conta com 108 escolas, das quais 75 unidades de educação infantil e 33 de ensino fundamental.
São 34 Centros de Educação Infantil (CEIs), 41 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), 26 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), três Centros Educacionais Municipais de Educação Integral (Cemeis), duas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Ensino Médio (Emefems), um Centro de Educação Especial e Ensino Fundamental (CEEEF), uma Escola Municipal de Ensino Profissional Básico (EMEPB), Educação de Jovens e Adultos (EJA, salas espalhadas por várias unidades), além das 20 escolas conveniadas.