Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Prefeitura atende 33 casos de maus-tratos

Três notificações resultaram em resgaste das vítimas; denúncias podem ser realizadas através do 190 e 153 

Foram 33 notificações de maus-tratos a animais domésticos em janeiro e três resultaram no resgate de vítimas, em sua maioria cães que sofreram violência (Divulgação)

Durante o mês de janeiro, a prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal (DBEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, registrou 33 notificações de maus-tratos a animais domésticos, cerca de uma por dia, sendo que três resultaram no resgate de vítimas, em sua maioria cães encontrados em situações de violência. 
 
“Após receber a denúncia, nossa equipe avalia a situação do animal. Este mês, realizamos três resgates em casos de espancamento, falta de alimentação e animais mantidos em condições inadequadas. É um cenário triste, mas é fundamental abordar esse problema e mostrar o trabalho da DBEA para combater os maus-tratos, que são crimes e colocam vidas em risco”, explica Stefânia Dallas, chefe da Divisão de Bem-Estar Animal. 
 
As denúncias são avaliadas pela DBEA com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que garante a segurança dos envolvidos e a condução dos infratores às autoridades competentes. Quando a equipe verifica que o animal está em boas condições de saúde, sem risco imediato de vida e sem sinais de maus-tratos, a denúncia resulta em uma notificação ao tutor, que deve corrigir as condições identificadas e garantir um ambiente saudável para o animal. 
 
Nos outros casos, os animais, após exames no local, estavam em bom estado de saúde e sem sinais de violência. Então, orientamos os tutores, notificamos e realizamos acompanhamento contínuo, incluindo visitas-surpresa e novos exames, para garantir o bem-estar do animal”, afirma Stefânia Dallas. Quando o resgate é necessário, os animais são encaminhados à DBEA, onde recebem cuidados médicos e, quando necessário, são encaminhados para lares temporários oferecidos por ONGs parceiras. 
 
O boletim de ocorrência é fundamental para garantir a ação. Por isso, orientamos que as denúncias sejam feitas à polícia e à DBEA para uma ação rápida. A denúncia, que pode ser anônima, é essencial para intensificarmos o combate aos maus-tratos. É alarmante que, em apenas um mês, tenhamos registrado 33 notificações quase uma por dia. Com o apoio da população, podemos reduzir esses crimes e promover uma cidade mais segura para nossos animais”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Almeida. 
 
Maus-tratos a animais é crime, conforme as leis federais nº 9.605/1998 e nº 14.064/2020. Em casos de suspeita, a Divisão de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente orienta que a denúncia seja feita pelo 190 ou 153 e, posteriormente, à DBEA, através do telefone (16) 3628-2778 ou pelo site. 
 

 
 

Postagens relacionadas

Comercial e Botafogo fazem jogo fraco na Joia e não saem do zero no clássico

William Teodoro

Polícia pede prisão de acusada de matar corretor em RP

William Teodoro

Conselho aprova novas diretrizes para tratamento da tuberculose no SUS

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com