A secretaria do Meio Ambiente realizou a poda de duas figueiras existentes na Avenida Nove de Julho, quase esquina com Avenida Santa Luzia. No local existem três árvores centenárias que com o tempo se transformaram em referência para o ribeirão-pretano.
A poda dos galhos que, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ameaçavam cair em cima de imóveis da região, foi realizada em duas das árvores. Já a terceira teve que ser extraída em função de estar comprometida e com o tronco oco e podre.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Otávio Okano, a autorização para a poda foi emitida em janeiro deste ano, mas só foi realizada agora porque não havia empresa licitada para fazer o serviço. Ele explicou também que a poda dará reequilíbrio às espécies e evitará risco aos moradores da região e a fiação de luz e telefone que passa pelo local.
O secretário argumentou também que a árvore nunca recebeu cuidados de profissionais para que tivesse um crescimento adequado. Por isso ela chegou ao estágio que se encontra atualmente. “No Brasil as pessoas plantam e deixam à vontade de Deus. Ninguém cuida. Só se lembram da árvore quando acontece um acidente”, finalizou.