Na manhã desta quinta-feira, 21 de setembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) se reuniu, no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, com representantes da Coordenadoria de Defesa Civil, secretarias de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Saerp), Meio Ambiente, Infraestrutura e do Corpo de Bombeiros para tratar sobre as medidas que serão adotadas a respeito as altas temperaturas, incêndios e possíveis riscos à população.
O Corpo de Bombeiros recebeu alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo e estará com equipe de prontidão para atender possíveis focos de incêndio. O tempo seco, aliado à baixa umidade relativa do ar, combinado com rajadas de ventos, aumenta ainda mais o risco de incêndios em áreas de vegetação urbana e rural.
Duarte Nogueira comentou sobre a forte onda de calor que a cidade está enfrentando. “Nós estamos entrando hoje na primavera e vivendo um período atípico do ponto de vista de temperaturas, há uma previsão da Defesa Civil do Estado de que atingiremos o ápice de altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar até o próximo dia 25 (segunda-feira), por isso é fundamental seguir as orientações dos especialistas”.
Bebedouro – A Saerp disponibilizou um bebedouro de água potável no calçadão, no Centro da cidade. A medida visa estimular a hidratação da população e ficará disponível até segunda-feira, 25 de setembro. Uma das orientações foi encaminhada à Secretaria Municipal de Educação. A recomendação é que os alunos não façam atividades externas no período das onze às 17 horas, evitando o choque de calor.
No período de estiagem, a umidade do ar fica muito baixa, principalmente no período da tarde, deixando o tempo mais seco e, por esse motivo, é importante aumentar o consumo de água durante o dia, principalmente por crianças e idosos, já que a hidratação é fundamental para a saúde. Sempre que possível, também é recomendável utilizar soro fisiológico nas vias aéreas para diminuição do incômodo respiratório.
Defesa Civil – O coordenador da Defesa Civil, Tiago Caldeira, al
erta e orienta a população. “Através de boletim emitido pela Defesa Civil Estadual, estamos entrando em alerta máximo, precisamos evitar atividades físicas nos períodos de maior intensidade de calor, cuidar da hidratação e também conscientizar a população quanto ao descarte irregular de lixo, bitucas de cigarro, queima irregular de resíduos, o que é proibido e pode causar incêndios”.
Alerta laranja – Além da Defesa Civil do Estado, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta laranja para a região. A prefeitura de Ribeirão Preto também já decidiu distribuir água potável para os moradores em situação de rua. A medida faz parte do Protocolo de Altas Temperaturas adotado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A distribuição será feita durante a abordagem dessas pessoas.
De acordo com comunicado emitido pela prefeitura, também serão intensificadas as ações do Serviço Especializado de Abordagem Social para locomoção das pessoas que quiserem se deslocar até um dos serviços oferecidos pela secretaria para este público. A temperatura chegou a 37 graus Celsius na tarde desta quinta-feira, recorde do ano. A umidade caiu a 17%.
O mínimo ideal é de 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência. A orientação da Defesa Civil é beber bastante líquido e evitar exposição ao Sol nos períodos mais quentes (entre 11 e 17 horas) e maneirar nas atividades físicas.
Nesta sexta-feira (22), os termômetros também devem marcar entre 22ºC e 38 graus Celsius. A umidade relativa do ar segue em 17%. O cenário piora no sábado, 23 de setembro, com temperatura mínima de 23ºC e máxima de 39ºC. A umidade cai a 15%, ainda clima de deserto.
No domingo (24) esquenta de vez e os termômetros devem marcar entre 24 graus e 40Cº. Não há previsão de chuva e a umidade desaba a 14%. Na segunda-feira (25), a temperatura mínima deve ficar em 23 graus, com máxima de 41ºC. A umidade fica em 14%. O calorão prossegue na semana que vem, sempre nessa faixa entre 37ºC e 40ºC.
Em caso de incêndio, emergência ou atendimento a pessoas em situação de risco devido ao calor, os telefones para contato são o 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 161 e 0800-7730161 e o WhatsApp (16) 3610-0687 da Secretaria de Assistência Social.
Água – Com o clima seco e temperaturas mais elevadas, há um consumo maior de água. Por esse motivo, a Secretaria Municipal de Água e Esgotos de Ribeirão Preto vem alertando a população sobre o uso consciente do recurso, garantindo que a distribuição do abastecimento seja efetiva neste período.
“Utilizar a água para umedecer o ambiente, lavar calçadas, ruas, paredes, dentre outras ações que são mais frequentes nesse período de seca, não surtem efeito. Muito pelo contrário, aumentam o desperdício e afeta o abastecimento. A água que poderia estar sendo distribuída para a população está indo direto para o ralo”, ressalta o secretário Antônio Carlos de Oliveira Jr..
Ações conscientes contra o desperdício
– Utilizar baldes para realizar limpezas de garagens, automóveis e imóveis;
– utilizar água da máquina de lavar roupa para realizar limpezas em geral;
– utilizar a máquina de lavar roupa sempre cheia. Um ciclo desse equipamento consome, em média, 144 litros de água;
– evitar o uso de mangueira e adotar a utilização de vassouras para limpezas e de regadores para molhar plantas;
– reduzir o tempo no banho. Em apenas 5 minutos, se ensaboando com o chuveiro desligado, é possível ter uma higiene completa.