Na manhã desta sexta-feira, 24 de agosto, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e a secretária municipal da Educação, Luciana Andrade Rodrigues, participaram das comemorações dos 18 anos da Escola Municipal de Educação Profissional Básica Doutor Celso Charuri, localizada no bairro Planalto Verde, e anunciaram a construção de duas creches a partir da próxima semana.
Nogueira assinou a ordem de serviço para que a empresa Infratécnica Engenharia e Construções Ltda., vencedora da licitação, comece a construção das creches que vão atender os bairros Paulo Gomes Romeo (Zona Oeste) e Heitor Rigon (Norte). O investimento do governo federal – via Ministério das Cidades – será de R$ 4.402.544,54, com contrapartida de R$ 173.201,47 da prefeitura. A entrega dos empreendimentos está estimada para o final de 2019, com previsão de início das atividades no ano letivo de 2020.
Segundo a secretária da Educação, a Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal foi informada no último dia 9 sobre a homologação do processo licitatório. A capacidade de atendimento de cada unidade é de até 188 crianças em dois turnos (matutino e vespertino) – 376 no total –, ou 94 em período integral. Serão construídas em áreas de 775 metros quadrados com todo o suporte necessário para atender as crianças, como fraldário, berçário, salas de aula separadas por idade, salas administrativas, salas multiuso, cozinha, playground e demais áreas.
Os equipamentos serão construídos utilizando projeto padrão Tipo 2 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que possibilitará ampliações futuras. Também será responsabilidade da prefeitura municipal mobiliar e equipar as unidades, visando o ideal funcionamento das creches. Ribeirão Preto tem déficit de vagas em creches e pré-escolas da rede municipal de ensino.
Segundo informações da assessoria da pasta, atualmente há 4.130 crianças de zero a três anos na fila dos Centros de Educação Infantil (CEIs). Até dia 7, a pasta havia recebido 857 ordens judiciais determinado a inclusão de crianças em creches, média de quatro por dia. Algumas já estão matriculadas na rede municipal ou nas escolas conveniadas. A secretaria afirma que não há déficit nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Ribeirão Preto, que atendem crianças de quatro e cinco anos.
A cidade tem 75 unidades de ensino infantil (entre CEIs e Emeis) e 22 conveniadas com a Secretaria Municipal da Educação. Os conselhos tutelares movem uma ação conjunta para resolver o problema. Já a secretaria trabalha, a curto prazo, para ampliar a parceria com as creches conveniadas. Hoje, são 22 delas, que ofertam 2.492 vagas. Informa ainda que, atualmente, tem 12.091 vagas para crianças de zero a três anos. Mais duas creches já estão com os projetos executivos prontos. A pasta ressalta também que a rede municipal, para cada início de ano letivo, oferece de imediato 550 novas vagas em creches.
Ontem, Nogueira destacou que a escolha dos bairros foi feita com base nos índices de demanda por vagas apresentados na região. “O cronograma de obras começa já na semana que vem e as escolas estarão prontas no final de 2019, ajudando a diminuir essa carência de vagas. Hoje temos 109 escolas, entre creches, Emeis e Emefs. Com mais essas duas, serão 111 unidades”, diz.
“Também estamos trabalhando para elevar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para que nossos alunos sejam melhor alfabetizados e, quando atingirem a busca pelo ensino profissionalizante ou superior, tenham total preparo para serem cidadãos bem formados e profissionais qualificados”, afirma o prefeito.
“Estamos trabalhando para diminuir o déficit [de vagas] que temos hoje. Por isso, cada obra que iniciamos é uma forma da comunidade saber o quanto estamos investindo em nossas crianças. Ter a creche significa, acima de tudo, buscar que essas crianças possam estar juntas com outras crianças, permitindo que tenham um desenvolvimento educacional e social saudável”, explica Luciana Andrade Rodrigues.
Cursos profissionalizantes
A escola Doutor Celso Charuri oferece, no total, dez cursos profissionalizantes básicos. Eles são modulares e com carga horária que varia de 30 horas até 800 horas, sendo que os mais longos correspondem a cursos de um ano de duração. Mais informações sobre a lista dos cursos, número de vagas, requisitos para inscrição, horário das aulas e período de duração das turmas podem ser solicitadas pelo telefone (16) 3975-2080.