Neste Dia da Árvore, 21 de setembro, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou carta de compromisso com o Programa Ribeirão -3ºC para aumentar o plantio de árvores em 30%, número que irá contribuir para a queda média de três graus Celsius na temperatura da cidade. Também participaram do ato, que foi realizado no Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, os secretários municipais Felipe Elias Miguel, da Educação e Catherine D’Andrea, do Meio Ambiente, além do vereador Marcos Papa (Cidadania).
Papa é o idealizador do Programa Ribeirão -3ºC, lançado em junho de 2019 com o objetivo de unir organizações não governamentais (ONGs), empresas, comunidade acadêmica, poder público e a sociedade civil para tornar a área urbana da cidade mais verde até 2030. O plano prevê o aumento do plantio de árvores em 30%, número que poderia contribuir para a queda média de três graus Celsius na temperatura da cidade.
A Secretaria Municipal da Educação firmou o compromisso de, até 2030, reverdejar todas as escolas municipais. “A Educação já começou a executar o ‘verdejamento’ das escolas. Como piloto do programa temos a Emef Professor Paulo Freire, que passará por uma total revitalização ambiental”, explica o Felipe Elias Miguel. “Estamos à disposição e muito felizes em participar deste projeto. Temos a certeza de que as escolas estarão ‘reverdejadas’ antes de 2030”, pontua Catherine D’Andrea.
“Hoje é um dia muito especial. Quando um projeto é colocado em prática para o bem da nossa cidade, temos a certeza de que estamos no caminho certo e a parceria da Secretaria da Educação é muito importante”, diz Marcos Papa, quie também é presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Ribeirão Preto. O Programa Ribeirão -3ºC foi lançado junto ao Fórum de Inovações Urbanas e Sustentabilidade.
“A formalização do compromisso do poder público com a missão de tornar nossa área urbana 30% mais verde até 2030 é um grande marco “verde” no município, estamos dando início à transformação. Acreditamos que juntos podemos criar uma cidade verde e resiliente”, ressalta Carla Roxo, gestora do Programa Ribeirão -3°C.
“É um compromisso da prefeitura aumentar o número da área verde em nossa cidade, e garanto que cumpriremos antes do prazo, até 2024. É urgente e necessário que pensemos em ações para a preservação do meio ambiente a curto, médio e longo prazo”, finaliza o prefeito Duarte Nogueira.
No ano passado, dentre 616 municípios paulistas, Ribeirão Preto ocupava a 12ª posição no Ranking Ambiental do Programa Município Verde Azul (PMVA) da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Meio Ambiente (Sima). A cidade conquistou nota 93.10 de 100 possíveis – a maior pontuação desde quando o levantamento foi criado, em 2007 – e galgou dez degraus em relação a 2019, quando ocupava o 22º lugar e acumulava 90.60 pontos.
Em 2020, Ribeirão Preto obteve nota 9.10 em município sustentável, 10 em estrutura e educação ambiental, 10 em conselho ambiental, 8.76 em biodiversidade, 9.13 em gestão das águas, 10 em qualidade do ar, 9.10 em uso do solo, 6.95 em arborização urbana, 9,97 em esgoto tratado e 10 em resíduos sólidos.