Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeito viaja para Portugal

Enquanto os servidores municipais batem à porta do Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, nova sede da prefeitura de Ribeirão Pre­to, para pedir reajuste salarial e paralisam parcialmente setores essenciais como os da saúde e da educação, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) vai passar a semana na Europa. Neste ano, o tucano já ficou ao menos um mês fora da cidade.

A justificativa é sempre a mesma: foi conhecer novos projetos, apresentar o que deu certo por aqui e também cor­rer atrás de investimentos para Ribeirão Preto, sem custos ao município, representando a Frente Nacional de Prefei­tos (FNP), entidade da qual é vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional.

Desta vez, Duarte Nogueira está em Portugal. Integra a co­mitiva da FNP que foi conhecer projetos de inovação, gover­nança eletrônica, mobilidade e políticas ambientais. Ficará na Europa até sexta-feira, dia 14. É um dos seis prefeitos do Brasil que formam a delegação.

O tucano diz que acompa­nha a missão com o objetivo de conhecer o desenvolvimen­to das cidades portuguesas. As agendas permitem o acesso a cases, debate de projetos sobre gestão pública e o contato com lideranças políticas do país. A comitiva passará por Matosi­nhos, Guimarães, Braga, Avei­ro e Porto.

A comissão designada pela FNP está sendo recebida pela Associação Nacional de Muni­cípios Portugueses (ANMP). O grupo conta ainda com os prefeitos de Maceió (AL), João Henrique Caldas; de Maringá (PR), Ulisses Maia; de Osasco (SP), Rogério Lins; e de Can­deias (BA), Dr. Pitágoras.

Entre 28 de março e 1º de abril, Duarte Nogueira esteve na cidade de Taipé, capital de Taiwan, que vive uma relação conflituosa com a República Popular da China. O chefe do Executivo esteve presente na Smart City Summit e Expo, em uma série de eventos que têm como tema central as ci­dades inteligentes.

Neste ano, Duarte Nogueira já esteve na Colômbia em via­gem oficial organizada pela FNP. O tucano visitou as cidades de Medellín e Bogotá. Foi conhecer as políticas públicas que torna­ram o país uma referência na América do Sul em mobilidade, inovação, intervenção urbana, políticas sociais, segurança e atração de investimentos.

Também não houve cus­to para o município. Na volta, passou quase uma semana fora, entre São Paulo e Brasília. A viagem para Portugal é a ter­ceira internacional do tucano neste ano e a sexta desde o iní­cio de 2022. Entre 10 e 16 de dezembro, o chefe do Executivo de Ribeirão Preto esteve na Ale­manha, onde participou de en­contro realizado pela Fundação Konrad Adenauer (KAS).

Em novembro, esteve em Barcelona, na Catalunha, Espa­nha, onde participou do Smart City Expo World Congress, entre os dias 14 e 18. Em junho foi para o México liderando uma comi­tiva da Frente Nacional de Pre­feitos. Participou do Smart City Expo Latam Congress 2022.

Entre 14 e 19 de novembro de 2021, foi para Barcelona, onde também participou da Smart City Expo World Congress. Fi­cou ausente de Ribeirão Preto durante uma semana. Como permaneceu no exterior por menos de 15 dias, o vice-prefei­to Daniel Gobbi (PP) não assu­miu a prefeitura interinamente.

A Lei Orgânica do Mu­nicípio (LOM) – a chamada “Constituição Municipal” – permite vacância do cargo por este período sem a necessidade do vice-prefeito assumir. Entre 29 de setembro e 8 de outubro de 2021, o vice-prefeito Daniel Gobbi permaneceu interina­mente no comando da prefeitu­ra de Ribeirão Preto.

Duarte Nogueira passou nove dias longe da cidade. Esta­va no México. A viagem tinha o mesmo “modus operandi”: inte­grante da comitiva da FNP, tam­bém foi participar de um evento sobre cidades inteligentes, o En­contro Smart Cities, que reuniu autoridades de vários países de todos os continentes.

No primeiro mandato de Duarte Nogueira (2017-2020), o então vice-prefeito e pro­motor de Justiça Carlos Cezar Barbosa (PPS, atual Cidadania) assumiu a prefeitura de Ribei­rão Preto por sete dias, entre 8 e 14 de julho. À época, o motivo foi a viagem do prefeito a Nova York, nos Estados Unidos, para visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

Postagens relacionadas

R$ 90 mi para pagar aposentados

Redação 1

‘Demos tiro inicial’, diz Guedes

Redação 1

Mulher é presa no Itanhangá como 10 kg de crack e pistola 380 com compensador de recuo

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com