Enquanto os servidores municipais batem à porta do Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, nova sede da prefeitura de Ribeirão Preto, para pedir reajuste salarial e paralisam parcialmente setores essenciais como os da saúde e da educação, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) vai passar a semana na Europa. Neste ano, o tucano já ficou ao menos um mês fora da cidade.
A justificativa é sempre a mesma: foi conhecer novos projetos, apresentar o que deu certo por aqui e também correr atrás de investimentos para Ribeirão Preto, sem custos ao município, representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional.
Desta vez, Duarte Nogueira está em Portugal. Integra a comitiva da FNP que foi conhecer projetos de inovação, governança eletrônica, mobilidade e políticas ambientais. Ficará na Europa até sexta-feira, dia 14. É um dos seis prefeitos do Brasil que formam a delegação.
O tucano diz que acompanha a missão com o objetivo de conhecer o desenvolvimento das cidades portuguesas. As agendas permitem o acesso a cases, debate de projetos sobre gestão pública e o contato com lideranças políticas do país. A comitiva passará por Matosinhos, Guimarães, Braga, Aveiro e Porto.
A comissão designada pela FNP está sendo recebida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). O grupo conta ainda com os prefeitos de Maceió (AL), João Henrique Caldas; de Maringá (PR), Ulisses Maia; de Osasco (SP), Rogério Lins; e de Candeias (BA), Dr. Pitágoras.
Entre 28 de março e 1º de abril, Duarte Nogueira esteve na cidade de Taipé, capital de Taiwan, que vive uma relação conflituosa com a República Popular da China. O chefe do Executivo esteve presente na Smart City Summit e Expo, em uma série de eventos que têm como tema central as cidades inteligentes.
Neste ano, Duarte Nogueira já esteve na Colômbia em viagem oficial organizada pela FNP. O tucano visitou as cidades de Medellín e Bogotá. Foi conhecer as políticas públicas que tornaram o país uma referência na América do Sul em mobilidade, inovação, intervenção urbana, políticas sociais, segurança e atração de investimentos.
Também não houve custo para o município. Na volta, passou quase uma semana fora, entre São Paulo e Brasília. A viagem para Portugal é a terceira internacional do tucano neste ano e a sexta desde o início de 2022. Entre 10 e 16 de dezembro, o chefe do Executivo de Ribeirão Preto esteve na Alemanha, onde participou de encontro realizado pela Fundação Konrad Adenauer (KAS).
Em novembro, esteve em Barcelona, na Catalunha, Espanha, onde participou do Smart City Expo World Congress, entre os dias 14 e 18. Em junho foi para o México liderando uma comitiva da Frente Nacional de Prefeitos. Participou do Smart City Expo Latam Congress 2022.
Entre 14 e 19 de novembro de 2021, foi para Barcelona, onde também participou da Smart City Expo World Congress. Ficou ausente de Ribeirão Preto durante uma semana. Como permaneceu no exterior por menos de 15 dias, o vice-prefeito Daniel Gobbi (PP) não assumiu a prefeitura interinamente.
A Lei Orgânica do Município (LOM) – a chamada “Constituição Municipal” – permite vacância do cargo por este período sem a necessidade do vice-prefeito assumir. Entre 29 de setembro e 8 de outubro de 2021, o vice-prefeito Daniel Gobbi permaneceu interinamente no comando da prefeitura de Ribeirão Preto.
Duarte Nogueira passou nove dias longe da cidade. Estava no México. A viagem tinha o mesmo “modus operandi”: integrante da comitiva da FNP, também foi participar de um evento sobre cidades inteligentes, o Encontro Smart Cities, que reuniu autoridades de vários países de todos os continentes.
No primeiro mandato de Duarte Nogueira (2017-2020), o então vice-prefeito e promotor de Justiça Carlos Cezar Barbosa (PPS, atual Cidadania) assumiu a prefeitura de Ribeirão Preto por sete dias, entre 8 e 14 de julho. À época, o motivo foi a viagem do prefeito a Nova York, nos Estados Unidos, para visita à sede da Organização das Nações Unidas (ONU).