Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeito troca a ‘cúpula jurídica’

Mais uma baixa no primeiro escalão da administração Duar­te Nogueira Júnior (PSDB) – de­pois das saídas dos titulares das secretarias da Cultura, Educação e Planejamento e Gestão Públi­ca, agora foi a vez do secretário municipal dos Negócios Jurídi­cos, Alexsandro Fonseca Fer­reira, deixar o cargo. A portaria de exoneração – “a pedido” – foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta­-feira, 11 de maio.

O Diário Oficial trouxe ainda mais duas portarias exo­nerando – também “a pedido” – o procurador do município Marcelo Tarlá Lorenzi “do cargo de provimento em comissão de assistente do secretário dos Ne­gócios Jurídicos” a procuradora Ana Maria Seixas Paterlini “do cargo em comissão de procura­dora assistente”.

Segundo outra portaria pu­blicada na edição de ontem do DOM, quem assume a pasta é Ângelo Roberto Pessini Junior, que vai acumular o cargo de se­cretário municipal dos Negó­cios Jurídicos com o de titular da Administração. Por meio de nota, a prefeitura afirma que as exonerações decorrem de uma reorganização interna motivada por aposentadorias ocorridas desde 2007, data do último con­curso público para a admissão de procuradores.

Está é a quinta mudança no governo tucano de Duarte No­gueira. Em 24 de abril, Pedro Luiz Pegoraro deixou a Secreta­ria municipal de Infraestrutura, mas continua como titular da pasta de Obras Públicas. Dei­xou a “Infra” para se dedicar integralmente ao Programa de Aceleração do Crescimento II – PAC da Mobilidade Urbana, do governo federal, que prevê financiamento de R$ 310 mi­lhões em Ribeirão Preto. Foi substituído por Alexandre Be­tarello, que passou a acumular o cargo de secretário de Infraes­trutura com o de coordenador de Limpeza Urbana, setor ligado à Secretaria de Meio Ambiente.

No ano passado o tucano sofreu três baixas no primeiro escalão. Em 29 de novembro, Suely Vilela pediu demissão e deixou a Secretaria Municipal da Educação, sendo substituída por Luciana Andrade Rodrigues. No final de junho, José Carlos Ferreira de Oliveira Filho deixou o cargo de secretário municipal da Cultura e foi substituído pela bailarina Isabella Pessotti. Em agosto, foi a vez de Ruy Salgado Ribeiro deixar a Secretaria Mu­nicipal de Planejamento e Ges­tão Pública. Foi substituído por Edsom Ortega Marques, que estava na presidência da Com­panhia Habitacional Regional (Cohab-RP) e passou o cargo para Nilson Rogério Baroni.

Desde o início da adminis­tração Nogueira, o governo vem sofrendo uma série de derrotas em iniciativas de grande impor­tância, em especial na área da Saúde, como a tentativa de fe­char a Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) e ceder o pré­dio para que o Estado instalasse um Ambulatório Médico de Es­pecialidades (AME).

A Justiça também barrou o projeto que autorizava a con­tratação de organizações sociais para serviços da saúde, a trans­ferência da gestão das UBDS’s Central e do Quintino Facci II e Unidade de Pronto Atendi­mento (UPA) da Treze de Maio para a Fundação Hospital Santa Lydia, ações envolvendo o Plano Collor (28,35%), entre outros.

A nota da prefeitura é a se­guinte: “A prefeitura municipal informa que a Secretaria dos Ne­gócios Jurídicos, até a presente data sob gestão do procurador do Município doutor Alexsan­dro Fonseca Ferreira, inicia neste momento um período de reor­ganização interna, buscando a melhoria da eficiência dos servi­ços prestados.

Diante do longo período decorrido desde a realização do último concurso público para o cargo de procurador do municí­pio, em 2007, as aposentadorias de procuradores nos últimos anos, bem como a previsão de novos desligamentos do quadro de efetivos previstos para ocor­rerem até o princípio de 2019, o Executivo Municipal optou pela alternativa de, momentane­amente, realizar a reintegração dos procuradores que compõe o gabinete de gestão da Secreta­ria dos Negócios Jurídicos, nos procedimentos de rotina judicial e administrativa, para que fosse mantida a qualidade dos traba­lhos realizados, até que seja reali­zado concurso público para pre­enchimento dos cargos vagos.

Neste sentido, foi solicita­do ao doutor Ângelo Roberto Pessini, a colaboração para im­plementação da solução encon­trada, o qual passará a acumu­lar as funções de Secretário dos Negócios Jurídicos juntamente com aquela já exercida, de Secre­tário Municipal de Administra­ção. Ressalta-se, entretanto, que tais modificações de cargos não implicarão em modificações na linha de atuação da Secretaria dos Negócios Jurídicos, mas tão somente uma complementação com objetivo único de bem pres­tar os serviços jurídicos a que a instituição é incumbida por lei”.

Postagens relacionadas

PPP vai recuperar o Parque Curupira

Redação 1

Morre, aos 84 anos, o advogado criminalista Hélio Rocha

Redação 10

Professor de Ribeirão Preto vence eleição para reitor da USP

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com