Tribuna Ribeirão
Política

Prefeito garante reforma de imóveis

ALEXANDRE DE AZEVEDO

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, a prefeitura de Ri­beirão Preto realizou, em uma iniciativa da Secretaria Munici­pal da Cultura, a 14ª Jornada do Patrimônio Cultural. O evento ocorreu no Auditório Meira Júnior do Theatro Pedro II.

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) garantiu que vai reformar o Palácio Rio Branco, o Museu Histórico e de Or­dem Geral Plínio Travassos dos Santos, que abriga o Mu­seu do Café Coronel Francisco Schmidt, no Complexo dos Museus, no campus da Uni­versidade de São Paulo (USP), e a maria-fumaça “Amália” da praça Francisco Schmidt, na Vila Tibério.

Além do tucano, partici­param do evento a secretária da Cultura, Isabella Pesotti, o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, a presidente da Fundação Dom Pedro II, Ma­riana Jábali, e o presidente do parlamento da Região Metro­politana, Maurício Gasparini, além de prefeitos, secretários e representantes dos 34 municí­pios que formam a RMRP.

“Como diz o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ‘nin­guém rasga um velho retra­to de família’. Então, a gente não pode sair por aí rasgando monumentos, prédios históri­cos, os locais importantes que fundamentam a memória da cidade”, afirmou Nogueira em seu pronunciamento. O chefe do Executivo também falou sobre a urgência em preservar os prédios históricos de toda a região e ressaltou que o último restauro realizado na sede da prefeitura de Ribeirão Preto ocorreu em 1992.

Ainda que sem recursos próprios do Tesouro devido às dívidas do passado, Nogueira afirmou que a administração tem buscado recursos exter­nos para restaurar o Palácio do Rio Branco, que tem 102 anos, e transformá-lo em um centro cultural de exposições permanentes e temporárias. “Vamos restaurar e reformar o Museu Histórico e do Café, assim como a locomotiva da Praça Schimdt e uma série de outros equipamentos históri­cos, culturais e arquitetônicos da cidade”, diz o prefeito.

“Na próxima reunião da Re­gião Metropolitana de Ribeirão Preto, vou propor uma câmara técnica de patrimônio cultural para que a gente possa perenizar e constitucionalizar uma mu­dança que possa ser continuada pelos sucessores”, garantiu.

O encontro foi realizado com o objetivo de abrir deba­tes referentes à corresponsabi­lidade do poder público junto aos bens culturais de suas ci­dades e a apresentação, pelos palestrantes convidados, de diretrizes que contribuam nas ações de proteção e pre­servação desses patrimônios, sendo eles arquitetônico, na­tural e intangível.

A Câmara de Vereadores aprovou, em 12 de setembro, projeto de lei em que autoriza o Executivo a contratar um novo financiamento junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 75,45 milhões. Com a autorização, a Secretaria Municipal da Cultu­ra terá recursos para restaurar o Museu do Café, a maria-fu­maça “Amália” e o Palácio Rio Branco, que futuramente vai virar centro cultural. O projeto de recuperação destes patri­mônios prevê investimento de R$ 13,45 milhões.

Segundo Isabella Pesot­ti, “uma das bases da cultura é a preservação patrimonial. Quando falo de patrimônio, me refiro a tudo aquilo que forma o patrimônio da nossa região em algo tão rico e tão diverso. Por isso, tentamos reunir o máximo de municí­pios para tecermos uma rede de proteção patrimonial, uma rede de trabalho mútua e con­tínua para que, assim, a gente consiga delinear políticas pú­blicas de preservação tanto da história, quanto da memória e dos edifícios”, explica.

Durante a jornada, Duarte Nogueira ainda assinou a de­claração de comprometimen­to em participar do projeto “Comissão de Preservação do Patrimônio Cultural da Região Metropolitana de Ribeirão Preto”. O objetivo é possibilitar trocas entre os municípios e, assim, propor ações coordena­das para identificar, fomentar, difundir e proteger o patrimô­nio cultural. “Vamos ter muitas oportunidades de institucio­nalizar ações mais concretas, perenes e organizadas para as 34 cidades e o 1,72 milhão de pessoas que representamos”, concluiu o prefeito.

Postagens relacionadas

Prefeitura suspende auditoria do transporte

Redação 1

Paulo Fiorilo quer psicólogos e assistentes sociais nas escolas de SP

William Teodoro

Prefeitura concluirá licitação de avenida

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com