O prefeito Duarte Nogueira (PSDB), vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), está em Washington, nos Estados Unidos, onde participa, entre esta quinta-feira, 31 de agosto, até sábado, 2 de setembro, do Lide Brazil Development Forum. Esta é a quinta viagem do tucano para o exterior somente neste ano.
Além de participar, nesta quinta-feira, do painel com o tema “Oportunidades de Financiamentos para Infraestrutura e Serviços Públicos nos Estados e nos Municípios Brasileiros”, Nogueira se reúne no dia 2 de setembro com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. Na reunião ele apresentará o programa “Ribeirão + Resiliente”.
“Trata-se de um projeto para longo prazo em que projetos adaptados ao novo cenário de mudanças climáticas são focos centrais para a nossa cidade. Temas voltados a sustentabilidade, focados em quatro eixos como saneamento básico, preservação e recuperação de áreas verdes, mobilidade urbana no sentido de fomentar a utilização de meios não motorizados e habitação assim como fortalecimento social, segurança e infraestrutura digital”, explica.
O objetivo é impulsionar o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos habitantes e para isso o projeto será submetido a consultas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial. “Costumo dizer, um dos pilares da nossa equipe é perenizar, portanto buscar financiamento para investimentos futuros em nossa cidade é uma maneira de garantir que a cidade não retrocederá e manterá o ritmo que imprimiu nos últimos anos em desenvolvimento urbano e destaque nacional”, diz.
O Fórum do Lide Brazil Development reúne autoridades internacionais e nacionais, gestores públicos e empresários. É realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e integra o ciclo de iniciativas internacionais com o objetivo de estimular o diálogo e atrair investimentos ao país.
O tema central do Fórum, “Potenciais de Investimentos Multilaterais no Brasil” traz na pauta, o desenvolvimento sustentável do país, perspectivas econômicas, envolvendo temas como saneamento, energias renováveis, meio ambiente, saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Entre os representantes brasileiros, estarão presentes os governadores Gladson Cameli (AC), Wilson Lima (AM), Ibaneis Rocha (DF), Ronaldo Caiado (GO), Eduardo Riedel (MT), Raquel Lyra (PE), Claudio Castro (RJ), Fábio Mitidieri (SE), Carlos Brandão (MA).
Entre os prefeitos estão também Eduardo Paes (Rio de Janeiro), Ricardo Nunes (São Paulo), Edvaldo Nogueira Filho (Aracaju), Rafael Greca (Curitiba), Adriano Silva (Joinville), Cinthia Ribeiro (Palmas), Luiz Fernando Machado (Jundiaí) e Eduardo Freccia (Palhoça).
No início de novembro, entre os dias 5 e 9, Duarte Nogueira voltará a Barcelona para participar do próximo Smart City Expo World Congress. Será a sexta viagem do ano ao exterior, uma a cada dois meses, sem contar as escapadas para São Paulo e Brasília atrás de projetos e investimentos para Ribeirão Preto.
Entre 22 de junho e o dia 1º de julho, ele viajou por motivos particulares. Os custos da viagem foram pagos com recursos próprios. Em 2023, o tucano já viajou para países da América do Sul, Europa e Ásia e já ficou ao menos um mês fora da cidade. As viagens foram sem custos ao município, já que o tucano estava representando a Frente Nacional de Prefeitos.
Esteve em Lisboa, Matosinhos, Guimarães, Braga, Aveiro e Porto, em Portugal; Taipé, capital de Taiwan, que vive uma relação conflituosa com a República Popular da China; e Medellín e Bogotá, na Colômbia. No ano passado foi a Berlim, Düsseldorf e Essen, na Alemanha; e Barcelona, na Catalunha, Espanha.