Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Prefeito cancela retomada de áreas

JF PIMENTA/ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), anunciou nesta quarta-feira, 2 de outubro, que irá suspender, por 30 dias, todas as ações de reintegração de pos­se impetradas na Justiça de Ri­beirão Preto pelo município. A comunicação ocorreu durante reunião, no Salão Nobre do Pa­lácio Rio Branco, com uma co­mitiva de representantes do mo­vimento de moradias populares. Também estiveram presentes no encontro os secretários Alberto José Macedo (Governo) e Ed­som Ortega Marques (Planeja­mento e Gestão Ambiental).

A decisão foi anunciada de­pois que um grupo composto por cerca de 70 pessoas de famí­lias sem-teto acampou na porta do Palácio Rio Branco, na tarde de terça-feira, 1º de outubro – pernoitaram no local. Oriundos de quatro comunidades da ci­dade, eles reivindicam políticas públicas de moradia popular e a suspensão dos processos de reintegração de posse em anda­mento no município. O grupo também fez uma passeata, per­correndo as ruas Cerqueira Cé­sar e São Sebastião e as avenidas Jerônimo Gonçalves e Doutor Francisco Junqueira.

Como na terça-feira o pre­feito estava viajando em com­promissos oficiais em São Pau­lo, eles decidiram acampar na frente do Palácio Rio Branco até conseguir falar como ele. Na tarde desta quarta-feira, após a reunião com Nogueira, os sem-teto deixaram o local. “Vou conversar com o jurídi­co da prefeitura e o secretário de Planejamento marcará com vocês, daqui a 30 dias, um novo encontro com os líderes do mo­vimento para avançarmos nas tratativas”, afirmou o tucano em texto enviado à imprensa.

O prefeito informou tam­bém que vai institucionalizar, por meio de decreto, um de­partamento sob coordenação da Secretaria de Planejamento que ficar-a responsável por po­líticas públicas voltadas à habi­tação de interesse social. Res­saltou, ainda, o empenho que a administração municipal tem tido no intuito de garantir novas moradias para reduzir o déficit habitacional na cidade.

Em nota enviada ao Tribuna, a Secretaria Municipal de Plane­jamento e Gestão Pública revela que das 96 ocupações irregula­res em Ribeirão Preto, 49 serão legalizadas por meio do Progra­ma de Regularização Fundiária. A prefeitura destaca ainda que já foram entregues 1.520 unidades habitacionais a título de regu­larização fundiária no Jardim Monte Alegre, na Zona Oeste, e no Jardim Progresso, na região Sul, bairros funcados em 1977 e 1996, respectivamente.

O governo esclarece ainda que existem áreas em que os mo­radores não podem permanecer porque são consideradas de ris­co, contaminadas, de preserva­ção ambiental, reserva florestal ou maciços onde a legislação ambiental não permite moradia. “Em áreas consolidadas, o Pla­nejamento ainda informa que os ocupantes só sairão destes locais quando houver alguma alterna­tiva para deslocar, porém, esta regra não se aplica a ocupações recentes em que exista a decisão da Justiça para que ocorra a rein­tegração”, finaliza o texto.

Postagens relacionadas

Brasil está entre dez maiores poluidores de plásticos do mundo

Redação 2

Senado aprova Kassio Marques para o STF

Redação 1

GCM prende dois por furto de fios

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com