Na manhã desta quarta-feira, 6 de junho, durante a cerimônia oficial para construção das três pontes sobre o córrego Retiro Saudoso, na avenida Doutor Francisco Junqueira, na região central de Ribeirão Preto, o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) garantiu que, em um mês, até o início de julho, será lançado mais um edital de licitação com um “pacotão” de cinco obras com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC da Mobilidade Urbana (PAC II), que prevê investimento de R$ 310 milhões.
“São dois viadutos, dois corredores de ônibus e uma ponte avaliados entre R$ 40 milhões e R$ 45 milhões”, revelou o tucano. “O conjunto global das obras do PAC II, como um todo, garantirá que a cidade comporte o número de veículos que apresenta hoje. São mais de R$ 300 milhões já garantidos e vamos cumprir o cronograma assumido. Entregaremos as obras de duplicação da Antônia Mugnatto Marinceck (‘Estrada das Palmeiras’) em dezembro assim como as três pontes”, diz Nogueira.
As intervenções na Francisco Junqueira serão escalonadas, de 20 em 20 dias, e durante seis meses o tráfego de veículos será limitado na região central da cidade. A primeira obra vai ligar as ruas José Bonifácio, no Centro, à Paraíba, nos Campos Elíseos. Nas próximas etapas, também serão construídas mais duas pontes na avenida, entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tamandaré e Barão do Amazonas e Benjamin Constant, respectivamente. A previsão é entregar este pacote em seis meses, até dezembro.
As intervenções contribuirão futuramente para a fluidez do trânsito, assim como as outras que ocorrerão na cidade, provenientes do PAC da Mobilidade. “Estas pontes terão uma grande importância no trânsito da região central, criando uma ligação direta com o bairro dos Campos Elíseos, melhorando a fluidez do trânsito de outras ruas, como a Amador Bueno e Tibiriçá”, destaca o prefeito.
Nas três intervenções, as etapas de construção serão idênticas. A primeira fase consiste na instalação do canteiro de obras e interdições de trânsito. Em seguida, serão instaladas as estacas-raiz e blocos de fundação e, na sequência, colocados os pilares e as vigas pré-moldadas. Finalizada esta fase, será realizada a concretagem da laje do tabuleiro (nome dado ao pavimento de uma ponte) e construídas guias, sarjetas e rampas de acessibilidade (oito em cada). O trecho, então, receberá asfalto novo. Finalizada a execução destas etapas, a sinalização horizontal e vertical será instalada.
A V Quattro Engenharia Ltda., de Osasco (SP), venceu a licitação com proposta de R$ 2,208 milhões. Há um conjunto de obras previsto para o terceiro trimestre. As demais são para 2019. No total, estão previstos 56 quilômetros de corredores de ônibus, viadutos, pontes e túneis nas principais vias do município. A maior parte será financiada pelo PAC da Mobilidade Urbana, com contrapartida da prefeitura de R$ 33,4 milhões, que servirão para recepção de quase R$ 280 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal.
Obras do PAC já anunciadas
1º pacote
4º trimestre de 2018 – R$ 54,43 milhões
Obras: Dois viadutos, duas pontes e dois corredores (viadutos da avenida Brasil com a avenida Thomaz Alberto Wathely e na avenida Maria Jesus de Condeixa com alteamento da CPFL Paulista, pontes na Francisco Junqueira com a Pompeu de Camargo e da avenida Jerônimo Gonçalves, ligando os terminais urbanos. Corredores na avenida Saudade com a rua São Paulo e da avenida Dom Pedro I).
2º pacote
1º trimestre de 2019 – R$ 76,7 milhões
Obras: Construção dos corredores da Presidente Vargas, Norte X Sul (Mogiana, Independência, Meira Júnior), viaduto avenida Brasil com a avenida Mogiana, trincheira da avenida Independência com a Presidente Vargas e adequações na avenida Presidente Vargas com a Diederichsen e da Nove de Julho X Portugal X Diederichsen.
3º pacote
3º trimestre de 2019 – R$ 86,07 milhões
Obras: Obras do corredor Norte x Sul (Recife, Lygia Latuf, Thomaz Alberto Wathely ), corredores do quadrilátero central, avenida do Café, Castelo Branco , ponte na duplicação da avenida Independência, solução em nível na avenida Independência com a Professor João Fiúsa e corredor na avenida Costábile Romano.