O Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP) – órgão ligado à Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania – comparou preços de produtos para a Páscoa como caixa de bombons, ovos de chocolate e tabletes de diversas marcas, tipos e modelos.
O levantamento foi realizado em nove sites, no período de 14 a 17 de março. Foram pesquisados 81 itens entre caixa de bombons, ovos de Páscoa e tabletes de chocolates. Foram comparados os produtos encontrados em, no mínimo, três dos locais consultados.
A maior variação encontrada pela Fundação Procon-SP foi de 223,64% no tablete de chocolate meio amargo 40% de 92 gramas da Hershey’s, que em um estabelecimento custava R$ 12,46 e, em outro, R$ 3,85, diferença de R$ 8,61 em valor absoluto.
Entre os ovos de Páscoa, a maior variação encontrada foi de 144,65% no Ferrero Rocher de 365 gramas. Em um estabelecimento foi encontrado por R$ 178,35 e, em outro, era vendido a R$ 72,90. Em valor absoluto a diferença chega a R$ 105,45.
Nas caixas de bombons, a maior variação constatada pela Fundação Procon de São Paulo chega a 96,54%: a caixa de Sortidos Garotices de 250 gramas da Garoto custava R$ 16,49 em uma loja e, em outra, saía por R$ 8,39, diferença de R$ 8,10 em valor absoluto.
Na comparação dos produtos comuns entre as pesquisas online de 2022 e 2021 constatou-se que houve, em média, acréscimo no preço médio nos bombons de 2,36%, nos tabletes de chocolate de 13,02% e, nos ovos de Páscoa de 19,53%. O Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC/FIPE) referente ao período de março de 2021 a fevereiro de 2022 registrou variação de 10,35%.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), sete dos oito principais bens e serviços consumidos na Páscoa estarão mais caros este ano do que em 2021. Na média, os itens subiram 7,0%, maior elevação de preços desde 2016, quando houve aumento de 10,3%.
“A queda nas importações de bacalhau, na contramão do aumento das quantidades importadas de produtos à base de chocolates, é um indício de que o varejo está apostando na melhor saída de produtos mais baratos a partir da aceleração dos índices gerais de preços”, avalia o economista Fabio Bentes, responsável pelo levantamento da CNC, em nota.
Os chocolates devem subir 8,5% ante 2021, enquanto o bacalhau deve estar 3,0% mais barato. Os demais aumentos são esperados nos bolos (+15,1%), azeite de oliva (+12,6%), pescados (+4,8%), refrigerante e água mineral (+7,1%), vinho (+3,9%) e alimentação fora de casa (+6,9%). Segundo a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os ovos de Páscoa estão até 40% mais caros em relação a 2021.
O estudo da Apas, porém, indica que outros produtos mais consumidos na Páscoa estão com os preços em desaceleração, em comparação com o mesmo período do ano passado. Produtos como bacalhau, chocolate, vinho, massa fresca, pescada e bombom tendem a apresentar menor aceleração nos preços até a Páscoa ou mesmo, em alguns casos, uma leve redução.
Os especialistas do Procon-SP orientam o consumidor a fazer uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos, ainda que em lojas virtuais, considerando a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido. Nas lojas virtuais, é fundamental também comparar o preço do frete. Produtos licenciados com personagens em geral têm um preço mais elevado, em face do repasse do custo deste licenciamento.