Tribuna Ribeirão
Economia

Preços contêm até 79% de impostos

ALFREDO RISK

Os tributos embutidos nos presentes mais populares do Dia dos Pais podem pesar no bolso do consumidor este ano, segun­do levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No caso de um perfume nacio­nal de R$ 120, cerca de R$ 83 são desembolsados só para o paga­mento de impostos que incidem sobre o preço final do produto.

Em termos percentuais, isso significa uma carga tributária de 69,13%. No caso de uma fragrância importada, a alíquo­ta sobe para 78,99% – é a mais alta da lista de 43 produtos. As bebidas alcoólicas também es­tão no topo do ranking: vinho importado (69,73% de impos­tos), vodca (67,03%) e whisky (67,03%). “As tributações são muito altas para o pouco re­torno que a população tem em serviços”, diz economista da ACSP, Marcel Solimeo.

“Além disso, o emaranha­do burocrático do sistema tributário brasileiro encarece e atrapalha a vida das empre­sas e dos cidadãos. Acertada­mente a reforma tributária é a próxima a ser proposta pelo governo, depois da aprovação da reforma da Previdência”, co­menta. “Toda simplificação de tributos é bem-vinda, mas ela precisa ser estudada de forma profunda para que não resulte em aumento da carga, preju­dicando ainda mais os inves­timentos e o poder de compra do brasileiro”, alerta Solimeo.

Entre os presentes do levan­tamento de Dia dos Pais estão a camisa, com tributação de 34,67%, a mesma alíquota de outros itens de vestuário como pijama, calça jeans, camiseta de times de futebol e casaco de couro. Já o livro (15,52%) e os ingressos para eventos culturais e esportivos (20,85%) são os me­nos tributados. A lista foi enco­mendada pela ACSP ao Institu­to Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

As vendas no comércio va­rejista puxadas pelo Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo, 11 de agosto, deve gerar um faturamento de R$ 5,6 bilhões, alta de 2,1% em relação às vendas registradas em 2018, já descontada a inflação, estima a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

As lojas da região central (calçadão e adjacências) e dos principais corredores comer­ciais de Ribeirão Preto – avenida da Saudade (Campos Elíseos), avenida Dom Pedro I (Ipiranga) e Boulevard (Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, na Zona Sul) – terão horário especial de fun­cionamento às vésperas do Dias dos Pais, celebrado neste domin­go, 11 de agosto. Na sexta-feira (9), os estabelecimentos ficarão abertos das nove às 22 horas. No sábado (10), o atendimento será das nove às 18horas.

O Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Re­gião (Sincovarp) estima que este ano o tíquete médio dos presen­tes será entre R$ 60 e R$ 120.

Segundo o presidente da entidade, Paulo César Garcia Lopes, o Dia dos Pais vem se consolidando no calendário e a expectativa é de crescimento de 4% nas vendas. Ele diz que filhos devem comprar produ­tos de uso pessoal como aces­sórios, calçados e vestuário.

Segundo levantamento re­alizado pela Confederação Na­cional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Pro­teção ao Crédito (SPC Brasil) nas 27 capitais brasileiras, 67% dos consumidores pretendem ir às compras por conta do Dia dos Pais. A taxa representa um aumento de seis pontos percen­tuais em relação a 2018.

Na prática, isso significa que aproximadamente 105 milhões de pessoas devem comprar pre­sentes para entregar a seus entes queridos no segundo domingo de agosto. Para a alegria do va­rejo, o valor que os entrevista­dos pretendem dispender com os “mimos” também subiu: em média, pretende-se gastar R$ 189,98, acréscimo de R$ 41 em relação a 2018 – gerando no co­mércio um movimento de cerca de R$ 20 bilhões.

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