O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), registrou deflação em junho, com queda de 0,54%. O resultado contribuiu para desacelerar o acumulado do ano, que está em alta de 2,48%. Já no acumulado dos últimos doze meses, o IPS tinha registrado um aumento de 7,82% até maio, ainda refletindo os efeitos da quebra de safra do feijão, em 2018.
Porém, com a segunda queda consecutiva nos preços dos produtos hortifrutigranjeiros, o índice caiu para 3,55% nos últimos doze meses até junho.
“Produtos consumidos no do dia a dia do brasileiro, como feijão, batata e cebola, tiveram forte queda em junho, o que resultou em alívio no índice geral de preços. Caso o cenário tivesse se mantido, a Apas poderia até refazer sua previsão de inflação dos supermercados, mas como os últimos dois meses foram de recuperação, a projeção de 4% de inflação em 2019 está mantida”, explica o economista da associação, Thiago Berka.
Em junho, das 27 categorias acompanhadas, apenas nove apresentaram inflação e 18 mostraram queda de preços. Este cenário é muito semelhante ao observado no mês anterior, quando foram registrados aumentos em oito categorias. A novidade boa ao consumidor nos supermercados é que o preço da laranja, uma das frutas preferidas do brasileiro, caiu 17,5% em junho. Foi a primeira vez que o preço da caixa, em 2019 (R$ 21), ficou abaixo do preço de 2018 (R$ 26) para o mesmo mês.
Os motivos estão nas temperaturas do período, que diminuem a demanda, e na safra de maio, que aumenta as ofertas. No caso da alface, a nova deflação foi de 10,5% com o aumento do plantio em Teresópolis e com safras sendo colhidas em diversas regiões produtoras. O consumidor poderá aproveitar, em julho, os preços e a boa qualidade do produto, resultados da alta produtividade no ano.
O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo e é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em seis. Assim, se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos.
A Regional Ribeirão Preto da Apas foi responsável por 5,9% do faturamento do setor no Estado de São Paulo em 2018, o que equivale a aproximadamente R$ 6,2 bilhões. A geração de emprego supermercados faturou no ano passado R$ 1,8 bilhão, o que equivale a 29% da região e 1,7% do faturamento de todo o Estado de São Paulo.
A Apas possui dez regionais em todo o Estado e mais cinco escritórios distritais na capital paulista. A Regional Ribeirão Preto é composta por 78 cidades e possui 116 associados em toda sua área de cobertura. O empresário Rodrigo Canesin, do Supermercado Canesin, é o atual diretor regional da entidade.