Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Preço do gás natural recua  

As novas tarifas já estão em vigor e ajustam o preço do gás natural dos segmentos industrial, veicular e gás natural comprimido 

Redução terá impacto positivo no setor industrial, pois o insumo representa grande parte do custo de produção: reflexo também no setor automotivo  (Agência Petrobras)

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) publicou nesta segunda-feira, 10 de junho, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Deliberação Arsesp nº 1.527 que reduz as tarifas do gás canalizado comercializado no noroeste paulista, área de concessão da Necta Gás.  
 
As novas tarifas já estão em vigor e ajustam o preço do gás natural em alguns dos segmentos de mercado em que a empresa atua – industrial, veicular e gás natural comprimido. Com a atualização, as indústrias do noroeste paulista se beneficiarão com redução de tarifas entre 1,7% e 2,7%.  
 
Já os postos que distribuem gás natural veicular (GNV) contarão com uma redução de 2,8% na tarifa paga pelo combustível. Em março, a Deliberação Arsesp nº 1.505 já havia reduzido o valor da tarifa na macrorregião de Ribeirão Preto. Para o segmento industrial a queda foi de -0,5% a -0,8% e para o veicular de -0,9%.  
 
A nova redução terá um impacto positivo no setor industrial, tendo em vista que este insumo representa grande parte do custo de produção e também para o setor automotivo, que conseguirá ter uma boa economia perante outros tipos de combustíveis. 
 
O gás natural canalizado é um combustível seguro, eficiente e versátil, que apresenta diversas vantagens como o fornecimento ininterrupto, sem necessidade de estocagem de combustível, aumentando a segurança, liberando espaços para outras utilidades, e atendimento técnico 24 horas por dia, todos os dias do ano.  
 
Além disso, o gás natural ainda contribui com a melhoria da mobilidade urbana por independer de transporte rodoviário e apresenta menor impacto ao meio ambiente por ser uma fonte mais limpa, sendo considerado uma energia de transição para uma economia de baixo carbono. 
 
A Necta Gás é a companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo, atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios. Desde o início de suas operações, já construiu aproximadamente 1.300 quilômetros de rede de distribuição. 
 
Conta atualmente com cerca de 45 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo. A empresa, que tem 120 colaboradores, tem sede em Araraquara e filiais em Araçatuba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, onde está expandindo sua presença com novo escritório, localizado na Zona Sul da cidade. 
 
No final de abril, a Necta (ex-Gás Brasiliano) anunciou a expansão de sua rede, interligando os municípios de Cravinhos e São Simão, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Com isso, São Simão passará a fazer parte do grupo de municípios atendidos pela companhia.  
 
O projeto, que prevê investimento de R$ 32 milhões, foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Serão construídos 34 quilômetros de dutos. Segundo a companhia, o Projeto São Simão representa importante vetor de desenvolvimento regional, aumentando a competividade das indústrias a partir da disponibilidade de uma nova fonte de energia.  
 

Postagens relacionadas

Perigo: Câmara não tem o AVCB

William Teodoro

Dólar tem nova alta e vai a R$ 4,19 com cautela antes de feriado prolongado

Redação 1

VÍDEO: Estado de SP registra 18 mortes em decorrência das fortes chuvas

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com