Eleitoras e eleitores têm menos de um mês para tirar a primeira via do título ou regularizar a situação eleitoral e votar no pleito municipal de outubro. O alistamento dos jovens que completam 16 anos até o primeiro turno e desejam comparecer às urnas em 2024, mesmo tendo o voto facultativo, também termina em 8 de maio.
Para a emissão do título é necessário que o eleitor compareça ao cartório eleitoral em até 30 dias para a coleta dos dados biométricos e validação do pedido. Em Ribeirão Preto, a Justiça Eleitoral atende à rua Cerqueira César nº 33, Centro. Para o atendimento presencial, a pessoa deve realizar agendamento prévio no site do Tribunal regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP – www.tre-sp.jus.br).
Quem estiver com o título cancelado, bem como aquelas pessoas que mudaram de cidade e precisam fazer a transferência de domicílio eleitoral, também têm até 8 de maio para resolver a pendência. Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, transferência, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE–SP, ligando para o número 148.
Em ano de eleições, o cadastro eleitoral fica fechado nos 150 dias anteriores à data do pleito, segundo o artigo 91 da Lei das Eleições (nº 9.504/1997). Em 2024, o primeiro ocorrerá em 6 de outubro. Caso haja segundo turno para a escolha de representantes do Executivo nos municípios com mais de 200 mil eleitores, a votação ocorrerá em 27 de outubro.