No aniversário de Pradópolis a cidade ganha uma importante ferramenta para contar sua história. O portal Museu Pradópolis Digital é resultado do processo de formação audiovisual promovido pelo projeto Incubadora Caipira, com realização do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores (Pradópolis – SP), Coletivo Fuligem de Comunicação e Arte (Ribeirão Preto – SP) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). O portal pode ser acessado em http://museupradopolisdigital.com.br.
O lançamento do Museu acontece de forma online com transmissão ao vivo de bate-papo com as convidadas Lua Braga Batista, antropóloga, Mônica Oliveira, historiadora, Ney Souza, gestor do portal e Renato Vital, produtor cultural. O papo começa às 15h do dia 13 de junho via o próprio site do Museu e no Facebook e Instagram do Ponto de Cultura Jovens Pesquisadores.
O Museu Pradópolis Digital tem como objetivo investigar e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade. Pradópolis teve sua emancipação política em 1958 e até então pouco se investiu em ações e instituições ligadas à memória.
No Museu Pradópolis Digital o internauta poderá encontrar vídeos, fotos e artigos relacionados à formação cultural, social e econômica desse município com cerca de 20 mil habitantes.
O intuito é reunir gradativamente produções que possam contribuir ao debate sócio histórico e da formação cultural de Pradópolis. “Esta iniciativa é um ponto de partida para um processo coletivo que caminhará sentido a necessidade da construção de um olhar sensível e crítico sobre a história de Pradópolis, com enfoque na valorização da memória, bem como na conscientização da preservação do patrimônio, seja ele histórico, cultural, ambiental, material e imaterial”, afirma Ney Souza. Para isso, o portal se manterá aberto para colaboradores e pessoas interessadas em contribuir na formação de seu acervo, por meio de parcerias, doações, projetos, financiamentos etc.
O projeto Incubadora Caipira desenvolveu no primeiro semestre de 2020 oficinas de Roteiro, Direção de Fotografia e Edição de Imagens, como também um Circuito de Palestras com temáticas como Audiovisual no Interior de SP, Documentários e Redes Sociais. O objetivo da Incubadora Caipira foi de fomentar a cadeia da produção audiovisual em Pradópolis, e como resultado destes esforços, ao final do projeto acontece o lançamento do portal Museu Pradópolis Digital.
Como ponto de partida para o Museu, foram produzidas neste período uma série de entrevistas com personalidades do município, o embaixador da folia de reis Manoel da Costa Domingues, o mestre de capoeira Borracha, a educadora social Maria Souza, o arte educador Marcelo Rocha e a antropóloga Lua Braga Batista.