Tribuna Ribeirão
Política

PPP do bosque vai para conselho

O Conselho Municipal de De­fesa do Meio Ambiente de Ribei­rão Preto (Comdema) também vai analisar o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Bosque e Zoológico Municipal Doutor Fábio de Sá Barreto, em Ribeirão Preto, garante a administração municipal em reposta ao ques­tionamento feito por conselheiros que não teriam sido consultados sobre o assunto.

Em janeiro, o conselho im­petrou uma representação no Ministério Público Estadual – via Promotoria do Patrimônio Pú­blico – argumentando que, por ter caráter deliberativo, teria de ser ouvido sobre a PPP proposta pelo município. O Comdema diz ainda que o Executivo inverteu o processo de chamamento público e caberia à administração definir o que pretende em relação à área de preservação permanente (APP) para, a partir daí, buscar na socie­dade civil quem tem interesse em viabilizar o projeto.

A proposta de PPP foi viabili­zada pelo município por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) lançado em em outubro do ano passado. Na época, apenas uma empresa, a Ra­dar PPP Ltda, se candidatou para elaborar um estudo de viabilidade de Parceria Público-Privada.

Segundo a prefeitura, já foram realizadas duas reuniões para ava­liar a viabilidade do projeto apre­sentado. Um modelo de edital também foi encaminhado ao de­partamento jurídico para revisão. O governo municipal garante que, em julho, o projeto será apresen­tado ao Comdema para que os conselheiros analisem a proposta. A administração não adiantou ao Tribuna o que a empresa propôs.

Por ainda depender de análise técnica e jurídica, não é possível afirmar o que poderá integrar a PPP, mas ela pode ser feita de for­ma global e, neste caso, poderia haver, por exemplo, a cobrança de ingresso dos visitantes. Se a proposta for considerada viável e interessar ao município, passará pela análise e votação na Câmara de Vereadores.

O Bosque Fábio Barreto rece­be cerca de 25 mil pessoas por mês – mais de mil por dia, já que não abre às segundas e terças-feiras –, e a entrada é franca, mas com a PPP a empresa poderá cobrar ingresso, dependendo do modelo de par­ceria a ser firmada. O zoológico conta com 830 animais de 156 es­pécies sob seus cuidados.

O Bosque de Ribeirão Preto está localizado no Parque Muni­cipal Morro do São Bento, um es­paço de lazer com 250.880 metros quadrados de muita área verde com Jardim Japonês, lagos, flo­res, quiosques, pontes, alamedas para caminhadas e um mirante de 45 metros de altura. No local existem 30 espécies de prima­tas, felinos e roedores, entre eles pumas, onças, capivaras, cervos, antas, saguis, micos raros e os di­vertidos macacos-prego.

No setor de répteis faz suces­so o Terrário com suas serpentes peçonhentas e não peçonhentas (sem veneno) e lagos com tartaru­gas, lagartos e jacarés em extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Já no Aquário existem peixes bra­sileiros de várias espécies, raias e lontras. Também há aves de todos os tipos, como araras e tucanos.

Postagens relacionadas

‘Regina Duarte não cumpriu o que combinou comigo’, afirma Calandreli

Redação 1

Partidos terão que lançar menos candidatos 

Redação 2

Orçamento de RP passa de R$ 3,5 bi

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com