Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

PPP deve injetar R$ 100 mi em RP

GUILHERME SIRCILI

A prefeitura de Ribeirão Preto realizou, nesta terça-feira, 10 de janeiro, audiência pública para apresentação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública da cida­de, que permitirá investimentos de aproximadamente R$ 100 milhões para o aprimoramento da qualidade dos serviços de iluminação prestados à popu­lação, com a modernização in­tegral dos mais de 80 mil pon­tos do parque de iluminação pública da cidade.

A sessão foi realizada na sede da prefeitura de Ribeirão Preto e, entre os presentes, esta­vam o prefeito Duarte Nogueira (PSDB), o secretário de Gover­no Antônio Daas Abboud, o representante da International Finance Corporation (IFC), Otavio Fernandes, o gerente­-executivo da Caixa Econômica Federal, Fabio Schmith Velloso, e o gerente-sênior da Ernst & Young, Antonio Alvarenga.

De acordo com o chefe do Executivo, existe muita ex­pectativa para a definição do projeto. “Nós vivemos um mo­mento muito ímpar na nossa cidade. É a primeira PPP do município de Ribeirão Preto. Nós temos muita expectativa positiva”, diz Nogueira.

“O vencedor vai ficar res­ponsável por todo o parque de iluminação pública de nossa ci­dade, vai assumir, além das ruas, avenidas e travessas, os nossos parques, as nossas praças e espa­ços públicos por um período de 13 anos e com previsão de subs­tituição do parque de ilumina­ção pública até o final de 2024”, disse Duarte Nogueira.

Ainda durante a audiência, Nogueira mencionou que, após a conclusão do processo licitató­rio, será feita a substituição das lâmpadas atuais, de vapor de sódio, de mercúrio, ou com ou­tras tecnologias, por lâmpadas de LED. Estas seriam mais eco­nômicas, mais energéticamente eficientes e com menor consu­mo de energia elétrica.

“Isso vai gerar emprego, vai trazer mais luminosidade para nossa cidade, deixar Ribeirão Preto mais iluminada, mais bo­nita e mais segura, já que há uma relação direta entre a luminosi­dade dos espaços públicos com a questão de possibilidade de delitos”, completa o prefeito de Ribeirão Preto.

Vale ressaltar que, no último dia 20 de dezembro, a Câmara rejeitou o projeto de lei do Exe­cutivo sobre o assunto. Como os vereadores estão em recesso parlamentar, caso a prefeitura reencaminhe novo projeto, ele só será votado em fevereiro.

O processo está sendo de­senvolvido pela prefeitura com assessoria técnica da Caixa e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Ministério da Economia e do Ministério do Desenvolvimen­to Regional. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da IFC e Global In­frastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial.

Fases da PPP
Segundo divulgado no Por­tal da Transparência da prefei­tura de Ribeirão Preto, a PPP de iluminação pública se desdobra­rá por cinco fases. A primeira delas teve como objetivo princi­pal a definição e implantação de um modelo de gestão e gover­nança visando potencializar o alcance dos objetivos e expec­tativas com o projeto, além da elaboração dos diagnósticos e estudos necessários para im­plantação do projeto de ilumi­nação pública na cidade.

Na sequência, por meio de uma consulta pública, foram divulgados os documentos no site da prefeitura (que permane­cerão disponíveis até o dia 18 de janeiro), para que a população analise e envie questionamentos sobre o projeto. A terceira etapa se deu justamente com a audiên­cia pública, na qual foi apresen­tado para o público o projeto e esclarecimento de dúvidas.

A etapa a seguir se dá por meio da revisão dos estudos, que consiste em uma revisão para a adequação às contribuições re­cebidas, e posterior publicação do Edital definitivo. Por fim, o leilão será a finalização do proje­to. Será aberta disputa entre os investidores e o vencedor será o que ofertar o menor valor de contraprestação (valor que a prefeitura pagará mensalmen­te à concessionária), compro­vada sua capacidade técnica e habilitação nos termos exigi­dos pelo edital.

Postagens relacionadas

Acidente congestiona trânsito em avenida de RP

Luque

Márcio França faz campanha em Ribeirão Preto

Redação 5

Prefeito de Nova York comemora cancelamento de viagem de Bolsonaro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com