O cidadão que precisa de atendimento do Poupatempo poderá agendar serviços em Ribeirão Preto a partir de quinta-feira, 10 de setembro, assim como as unidades de Franca e Sertãozinho. A de Bebedouro volta no dia 16.
O cronograma de retomada é semanal, desde 28 de outubro. O de Barretos reabriu nesta quarta-feira (2).
Até o momento, 35 postos em todo o estado retomaram o atendimento presencial. Em Ribeirão Preto, o posto está sendo preparado para que todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades sejam seguidos. A assessoria de comunicação ressalta que, para ser atendimento, é necessário o agendamento da data e hora.
“No dia 9 de setembro, a grade já estará disponível para consulta de datas e horários oferecidos. O agendamento deverá ser feito no portal (www.poupatempo.sp.gov. br) ou aplicativo Poupatempo Digital”, comunica. Apesar da reabertura, a capacidade de atendimento será de 30%, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para serem concluídos.
Para minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e colaboradores, o Poupatempo informa que haverá controle de acesso. Só será permitida a presença de acompanhantes em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. O uso de máscaras de proteção é obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel.
O distanciamento entre as pessoas foi reforçado com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação. O aumento da ventilação interna será garantido com a manutenção de portas e janelas abertas. Outra medida é o reforço na limpeza dos postos e a utilização de equipamentos de proteção individual aos profissionais de serviços gerais.
Quem estiver na linha de frente, em contato direto com o público, usará protetor facial. Para o atendimento em mesa, foram instaladas barreiras de acrílico para separar o cidadão do funcionário. Todos os equipamentos utilizados na prestação de serviços ao público serão higienizados a cada hora.
Todas as informações, endereços e horários de funcionamento dos postos estão disponíveis no site do Poupatempo. Em agosto, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) anunciou a ampliação do Poupatempo de 75 para 340 unidades, maior expansão de seus 23 anos de história.
Para isso, vai incorporar à sua gestão todos os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). As unidades serão transformadas em postos presenciais do Poupatempo, que em Ribeirão Preto atende no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, Ribeirânia, na Zona Leste.
O departamento fica na avenida Independência nº 2.950, no Alto da Boa Vista, na Zona Sul. As novas unidades vão manter todos os serviços prestados pelo departamento de trânsito e incorporar os outros serviços prestados pelo Poupatempo. No total, serão oferecidos 133 diferentes tipos de serviço. Até 2022, serão disponibilizados 242 serviços digitais nas 340 unidades.
Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano. O retorno seguirá as diretrizes do Plano São Paulo, com flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases laranja e amarela.
Serviços
Na reabertura das unidades, a prioridade é para os serviços que exigem atendimento presencial, como a expedição de Registro Geral (RG, cédula de identidade) e a primeira emissão da Carteira Nacional de Habitação (CNH), por exemplo. Os demais continuam mantidos de forma remota. Juntos, site e aplicativo Poupatempo Digital oferecem mais de 80 opções online, sem sair de casa.