O Poupatempo Ribeirão Preto foi inaugurado em 5 de dezembro de 2003, no Novo Shopping, na avenida Presidente Kennedy nº 1.500, bairro da Ribeirânia. Nesta quarta-feira (5), no aniversário de 15 anos do posto, os usuários foram recebidos com festa pelos funcionários durante o expediente. Na comemoração teve balões coloridos, corais infantis, pipoca, algodão-doce e bolo.
O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) esteve no local junto com o gerente da unidade, José Wilson Ricciardi, e a representante executiva da prefeitura de Ribeirão Preto no Poupatempo, Adriana Carvalho, prestigiando as comemorações. O posto recebe, diariamente, cerca de sete mil usuários de vários municípios da região.
Os serviços mais solicitados são emissão da cédula de identidade (registro Geral, o RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Para os munícipes, a instalação do posto da prefeitura no Poupatempo, com vários serviços oferecidos, agilizou muito o atendimento. “Além de ser um serviço rápido, transparente e em ambiente apropriado, com funcionários treinados, o índice de aprovação pelo usuário é de 99% a 100%”, diz Ricciardi.
No total, o Poupatempo oferece mais de 250 serviços, inclusive os da prefeitura de Ribeirão Preto. Todos são analisados e estudados antes de serem implantados. O Posto de Atendimento do município registrou 24.371 atendimentos em outubro de 2018. No período de outubro de 2017 a outubro deste ano, foram 328.649.
Os serviços mais solicitados no posto são referente ao Banco do Povo Paulista (BPP, informações e consultas), segunda via de conta de água do Daerp, emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM, Secretaria Municipal da Fazenda), Secretaria Municipal da Educação (informações e consultas), Setor de Protocolo e multa de trânsito municipal e transferência de pontos de infração ( Transerp).
Desde maio deste ano, os microempreendedores individuais (MEIs) de Ribeirão Preto contam com o espaço que oferece suporte e orientação para instalação de pequena empresa ou regularização da situação de microempreendedores. “O MEI responde diariamente por 100 atendimentos”, informa Adriana Carvalho, representante executiva da prefeitura no Poupatempo.
Pode se tornar um MEI o microempresário que possuir faturamento anual limitado a R$ 81 mil, não possuir sociedade, administrar ou ser titular em nenhuma outra empresa e contratar, no máximo, um empregado, além de exercer uma das atividades econômicas previstas em lei. Em 2017, a prefeitura foi responsável pela abertura de 1.764 empresas microempreendedoras. Neste ano, de janeiro a maio, chegou a 1.044.