Os atores e dançarinos do Grupo Teatral Porão vão trocar as fantasias de carnaval pelos figurinos dos espetáculos que se preparam para estrear a partir de 27 de fevereiro. “A gente gosta de brincar o carnaval; mas, já que está adiado, vamos aproveitar esse tempo para ‘brincar’ de ensaiar”, fala Vinícius Zampieri, produtor da trupe.
Neste final de semana, no sábado (13) e no domingo, 14 de fevereiro, a equipe se encontrará na sede do grupo, na Vila Tibério, para ensaiar o espetáculo “Brasa”, o primeiro de dança produzido pelo Porão. Além deste, também ensaiarão “O despertar” (que estreou em 2020 e será apresentado de forma online), “Um conto d’água” (infantil) e “3×4”.
O projeto é viabilizado por meio do Programa de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (ProAC). Desde 2013, o Grupo Teatral Porão realiza projetos em artes cênicas com foco em potencializar os atores locais e difundir, por meio do teatro, temas com impacto social.
Grupo Teatral Porão
Com sede em Ribeirão Preto, o grupo é formado por atores e artistas/educadores que atuam e produzem seus próprios espetáculos. Também ministram cursos de teatro e oficinas de iniciação teatral. O Porão já recebeu diversos prêmios.
Dentre eles, o de melhor trabalho em grupo com “Animais Anômalos” (2016), melhor espetáculo infantil com “Um presente para a Princesa” (2017), melhor pesquisa de linguagem com “3×4” (2019) e Terceira Melhor Obra com “Um conto d’agua” (2020).