Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto, feito a pedido do Tribuna Ribeirão, revela que entre o ano passado e o dia 16 de setembro deste ano, 51 unidades de saúde do município sofreram furtos e tentativas, danos a equipamentos e agressões a servidores. Neste período a média de ocorrências foi de 2,5 por mês e o aparelho mais furtado foi o telefone celular, com 11 casos.
As unidades com mais registro de casos foi a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Albertina, na zona Norte, com seis registros, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Adão do Carmo, na zona Oeste, com cinco registros.
Segundo o levantamento, no ano passado foram registradas 29 ocorrências. Deste total, o bairro com mais registros foi a Vila Albertina. Em 2022, a UBS do bairro foi furtada duas vezes. Já a USF, localizada na mesma região, foi furtada cinco vezes.
Em seguida ficou a UBS e o Centro de Tratamento Ambulatorial (CTA) do bairro Adelino Simioni, zona Norte da cidade, com quatro ocorrências.
Das ocorrências registradas no ano passado, 7 foram furtos de celulares e três ameaças a funcionários das unidades.
Já em 2023 – até o dia 16 de setembro -, o levantamento totalizou 22 ocorrências. As unidades com mais registros foram as do bairro Adão do Carmo, com cinco ocorrências, seguida pelas UBS da Vila Albertina e do bairro João Rossi, com duas ocorrências cada uma. Neste período foram furtados 4 celulares de servidores.
Procurada para falar sobre as ocorrências a prefeitura municipal informou, por meio de nota, que as unidades de saúde são patrulhadas por viaturas da Guarda Civil Metropolitana (GCM). As rondas são periódicas e conforme solicitação feita pelo telefone de emergência da GCM: número 153.
Em relação a segurança das unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde informou que as unidades possuem vigilantes contratados por empresa terceirizada que atuam durante o expediente – funcionamento – delas.
Vale ressaltar que a Guarda Civil Metropolitana não mantém profissional fixo nas UBSs. A justificativa é que isso e feito para otimizar o atendimento através de patrulhamento motorizado, considerado pela corporação como mais eficiente e que atende um número maior de necessidades da população.
Ocorrências nas unidades de saúde de Ribeirão Preto em 2022
Ocorrências nas unidades de saúde de Ribeirão Preto em 2023
Fonte – Secretaria da Saúde
Box
Furto de fios aumenta na cidade
O furto de fiação elétrica se tornou um problema recorrente em Ribeirão Preto afetando tanto as repartições públicas como estabelecimentos comerciais. Nos últimos cinco anos, houve um aumento de 517,6% nesse tipo de ocorrência, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP/SP). Outro alvo comum são os semáforos, que tiveram um aumento de 80% nos furtos com relação ao ano passado, segundo a RP Mobi, empresa municipal responsável pelo trânsito na cidade.