Em 2019, o Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) localizou, em média, três vazamentos ocultos por dia com o serviço de geofonagem – aparelho que permite detectar vazamentos não visíveis. Ao todo, foram realizadas 1.764 operações, o que permitiu a localização de 768 problemas em 92,8 quilômetros de ruas e avenidas que receberam recapeamento.
Segundo o chefe de Divisão de Controle de Perdas, Bruno de Melo, o setor trabalha, atualmente, com duas equipes compostas por quatro funcionários, que realizam todo o serviço. A maior parte dos trabalhos é realizada no período das 22 horas às quatro da madrugada, quando o nível de ruído é menor nas ruas, o que facilita a localização dos vazamentos.
As equipes atualmente realizam trabalhos de localização de vazamentos solicitados por outros setores e também o trabalho preventivo, quando realiza a geofonagem em trechos de bairros, normalmente mais antigos, que apresentam muitos problemas do tipo. No ano passado, o Daerp autorizou a aquisição de cinco novos equipamentos, um investimento de R$ 20 mil.
Quatro equipamentos foram destinados ao setor de geofonagem e um para o de fiscalização. Os novos aparelhos substituíram aqueles que estavam em uso havia mais de 15 anos. Os cinco novos de geofonagem são de última geração e vêm equipados com geofone eletrônico, unidade de controle, fone de ouvido, sensor e maleta.
“Estes novos equipamentos são importantes para agilizar e melhorar a qualidade do serviço prestado. Como os outros eram muito antigos, apresentavam problemas constantes”, explica Bruno de Melo. Em 2019, o Daerp também realizou um trabalho em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas para geofonar com antecedência as ruas que iriam receber recapeamento. O objetivo do trabalho é localizar e fazer o reparo dos vazamentos antes da execução das obras.
Ao todo, foram geofonados 92,8 quilômetros de ruas e avenidas que receberam o benefício, onde foram localizados 51 vazamentos, sendo 32 em ruas e 19 em calçadas. Todo vazamento não visível localizado foi encaminhado para o setor responsável, que providenciou o reparo antes do início das obras.