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Pontos de ônibus vão sair do papel

A prefeitura de Ribeirão Pre­to, por meio da Secretaria Mu­nicipal de Obras Públicas, Em­presa de Trânsito e Transporte Urbano (Tranerp) e o Consór­cio PróUrbano, informa que a partir desta sexta-feira, 7 de se­tembro, no feriado da Indepen­dência do Brasil, as plataformas da estação Praça das Bandeiras iniciam a operação com aten­dimento aos usuários do serviço de transporte coletivo. A previ­são mais recente era de que os equipamentos fossem entregues em outubro.

Localizada na Praça das Ban­deiras, a estação é composta de três plataformas, uma na Visconde de Inhaúma e duas na rua Américo Brasiliense. A primeira vai fun­cionar com sete linhas e tem uma demanda diária prevista de quatro mil passageiros, enquanto os dois pontos de parada da Américo Brasiliense vão atender 23 linhas e com demanda prevista de 13 mil usuários por dia.

Cada plataforma conta com 36 assentos, protegidos por vi­dro proporcionando mais con­forto e proteção aos usuários. Além disso, a estrutura conta com câmeras de monitoramen­to, painéis informativos com ho­rários dos ônibus em tempo real e também facilitará o embarque e desembarque dos usuários. As obras custaram R$ 600 mil e fo­ram bancadas pelo consórcio.

O projeto executivo foi apro­vado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueoló­gico, Artístico e Turístico (Con­dephaat), órgão vinculado à Se­cretaria de Estado da Cultura, em 4 de dezembro. As estações deve­riam ter sido entregues em 2015, segundo o contrato de concessão.

A intervenção começou de­pois de muita polêmica. As alte­rações sugeridas pela prefeitura de Ribeirão Preto foram aprova­das pelo Condephaat no final do ano passado, mas a reforma só começou agora. Construídas em 2016, as estações não foram inau­guradas por causa de divergências entre o projeto que havia sido aprovado pelo órgão de defesa do patrimônio e as obras realizadas.

As alterações autorizadas pelo conselho estadual ampliaram a altura das plataformas, que pas­sou de 3,90 metros para entre 4,40 metros e 4,70 metros – para que não atrapalhe o tráfego de veículos de maior porte. Também houve a troca dos vidros fumê dos fundos das plataformas por translúcidos, colocados em zigue-zague, como previa o projeto original.

A lâmina de cobertura teve sua colocação com caimento inverti­do para que a água da chuva escoe pela praça. Neste caso foi autori­zada a manutenção. Também foi mantida a viga metálica de trava­mento à meia altura (não existente no projeto) em todo perímetro da edificação. A trava serve para dar mais segurança à edificação, ao evitar que possa ocorrer qualquer acidente em caso de ventos fortes.

Em dezembro, o Consór­cio PróUrbano confirmou, por meio de nota, que bancaria as alterações assim que fosse noti­ficado: “O Consórcio PróUrba­no, pensando unicamente nos seus clientes, assumirá por mera liberalidade as alterações neces­sárias para resolver a questão. Lembrando que as estações fo­ram construídas de acordo com orientações e determinações da administração municipal que, inclusive, aceitou as obras”.

Uma falha na execução das obras da Estação Catedral deixou as três plataformas com a cobertu­ra entre 15 e 80 centímetros mais baixas do que o previsto no pro­jeto. De acordo com o Consórcio PróUrbano, responsável pela obra, foram gastos R$ 3,48 milhões nas estações, sem contar os R$ 600 mil. As alterações foram feitas a pedido do governo Dárcy Vera (sem partido) e, segundo o grupo concessionário, custaram mais do que o previsto.

Mesmo assim, o consórcio se comprometeu a investir mais R$ 600 mil para que as plataformas possam ser utilizadas, o que deve ocorrer entre cinco e seis meses, em meados de 2018. Além do problema da altura da cobertura, em comparação com a proposta original, as plataformas não con­tam com paredes laterais envidra­çadas e com as catracas de acesso aos ônibus.

Para viabilizar o aumento na altura das estações foi necessária a remoção de sete árvores que esta­vam com seus troncos dentro das edificações. A retirada foi autori­zada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante o plan­tio de 350 espécimes nas praças da Catedral Metropolitana de São Sebastião, das Bandeiras, Carlos Gomes e outros locais públicos.

Em 20 de janeiro, 17 das 39 linhas que passam pelo ponto de ônibus em frente à Catedral Me­tropolitana de São Sebastião, na rua Florêncio de Abreu, na Pra­ça das Bandeiras, foram transfe­ridas para a Prudente de Morais – dois quarteirões acima. Os pontos na rua Lafaiete, próximo ao Palácio Episcopal, também foram deslocados.

A mudança afetou 29,3% das linhas da região – são 58 em todo o entorno. A alteração atende à reivindicação da Igreja Católi­ca, que há anos tenta impedir a construção de uma plataforma no lugar do ponto de ônibus que existe no local, alegando que o tráfego pesado causa rachaduras no templo, tombado como pa­trimônio histórico.

A Catedral Metropolitana de São Sebastião também vai passar por uma ampla obra de reforma e restauração, orçada em R$ 3 milhões. A Igreja Ca­tólica já lançou uma campanha para angariar recursos. O prédio histórico tem rachaduras e infil­trações causadas pelo fluxo de veículos na região. A interven­ção deve começar em 2019.

Mudanças com a nova estação
Com o funcionamento da Estação Praça das Bandeiras, a partir desta sexta- feira, 7 de setembro, os pontos abaixo rela­cionados estarão desativados:
• Ponto no 3549: rua Lafaiete junto à rua Saldanha Marinho
• Ponto no 511: rua Américo Brasiliense junto à rua Saldanha
Marinho
• Ponto no 1124: rua Viscon­de de Inhaúma, entre as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete
A Transerp também informa que a linha 136 – Castelo Branco/ Adão do Carmo terá o seu local de parada alterado para o ponto no 274, localizado na rua Florêncio de Abreu, junto à rua Visconde de Inhaúma.

Como será a distribuição das linhas na nova estação

Estação Praça das Bandeiras 1
Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas Américo Brasiliense e Florêncio de Abreu
H 403 – Jd. Manoel Penna
I 147 – Jd. Irajá
I 148 – Santa Cruz
J 315 – Bonfim
L 360 – Jd. Centenário
M 460 – Pq. Ribeirão
M 506 – Jd. Progresso

Estação Praça das Bandeiras 2 Rua Américo Brasiliense junto à rua Visconde de Inhaúma
E 303 – Bom Pastor
F 3 – Noturno Leste
E 330 – Jd. Palmares
M 6 – Noturno Sudoeste
E 437 – Castelo Branco
Q 7 – Noturno Oeste
F 337 – Lagoinha *
T 8 – Noturno Noroeste
F 373 – V. Abranches *
F 603 – Jd. Juliana *
F 630 – Pq. S. Sebastião *
F 703 – Pq. Servidores
F 730 – Pq. Portinari
H 236 – São José
H 503 – Rec. Acácias
I 204 – City Ribeirão

Estação Praça das Bandeiras 3 Rua Américo Brasiliense junto à rua Tibiriçá
C 102 – Jd. Independência *
N 207 – Hosp. Clínicas
O 107 – Sumarezinho *
O 407 – Jd. Paulo Gomes
O 470 – Jd. Paiva
R 108 – Jd. Pres. Dutra *
R 308 – Marincek *
T 608 – Jd. Amália *
T 680 – Jd. Orestes Lopes *
T 708 – Jd. Heitor Rigon *
T 780 – Pq. dos Pinus *
T 788 – Expresso Rigon *
I 4 – Noturno Sudeste
J 5 – Noturno Sul * linha remanejada da Rua Lafaiete

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