A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Tranerp) e o Consórcio PróUrbano, informa que a partir desta sexta-feira, 7 de setembro, no feriado da Independência do Brasil, as plataformas da estação Praça das Bandeiras iniciam a operação com atendimento aos usuários do serviço de transporte coletivo. A previsão mais recente era de que os equipamentos fossem entregues em outubro.
Localizada na Praça das Bandeiras, a estação é composta de três plataformas, uma na Visconde de Inhaúma e duas na rua Américo Brasiliense. A primeira vai funcionar com sete linhas e tem uma demanda diária prevista de quatro mil passageiros, enquanto os dois pontos de parada da Américo Brasiliense vão atender 23 linhas e com demanda prevista de 13 mil usuários por dia.
Cada plataforma conta com 36 assentos, protegidos por vidro proporcionando mais conforto e proteção aos usuários. Além disso, a estrutura conta com câmeras de monitoramento, painéis informativos com horários dos ônibus em tempo real e também facilitará o embarque e desembarque dos usuários. As obras custaram R$ 600 mil e foram bancadas pelo consórcio.
O projeto executivo foi aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, em 4 de dezembro. As estações deveriam ter sido entregues em 2015, segundo o contrato de concessão.
A intervenção começou depois de muita polêmica. As alterações sugeridas pela prefeitura de Ribeirão Preto foram aprovadas pelo Condephaat no final do ano passado, mas a reforma só começou agora. Construídas em 2016, as estações não foram inauguradas por causa de divergências entre o projeto que havia sido aprovado pelo órgão de defesa do patrimônio e as obras realizadas.
As alterações autorizadas pelo conselho estadual ampliaram a altura das plataformas, que passou de 3,90 metros para entre 4,40 metros e 4,70 metros – para que não atrapalhe o tráfego de veículos de maior porte. Também houve a troca dos vidros fumê dos fundos das plataformas por translúcidos, colocados em zigue-zague, como previa o projeto original.
A lâmina de cobertura teve sua colocação com caimento invertido para que a água da chuva escoe pela praça. Neste caso foi autorizada a manutenção. Também foi mantida a viga metálica de travamento à meia altura (não existente no projeto) em todo perímetro da edificação. A trava serve para dar mais segurança à edificação, ao evitar que possa ocorrer qualquer acidente em caso de ventos fortes.
Em dezembro, o Consórcio PróUrbano confirmou, por meio de nota, que bancaria as alterações assim que fosse notificado: “O Consórcio PróUrbano, pensando unicamente nos seus clientes, assumirá por mera liberalidade as alterações necessárias para resolver a questão. Lembrando que as estações foram construídas de acordo com orientações e determinações da administração municipal que, inclusive, aceitou as obras”.
Uma falha na execução das obras da Estação Catedral deixou as três plataformas com a cobertura entre 15 e 80 centímetros mais baixas do que o previsto no projeto. De acordo com o Consórcio PróUrbano, responsável pela obra, foram gastos R$ 3,48 milhões nas estações, sem contar os R$ 600 mil. As alterações foram feitas a pedido do governo Dárcy Vera (sem partido) e, segundo o grupo concessionário, custaram mais do que o previsto.
Mesmo assim, o consórcio se comprometeu a investir mais R$ 600 mil para que as plataformas possam ser utilizadas, o que deve ocorrer entre cinco e seis meses, em meados de 2018. Além do problema da altura da cobertura, em comparação com a proposta original, as plataformas não contam com paredes laterais envidraçadas e com as catracas de acesso aos ônibus.
Para viabilizar o aumento na altura das estações foi necessária a remoção de sete árvores que estavam com seus troncos dentro das edificações. A retirada foi autorizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante o plantio de 350 espécimes nas praças da Catedral Metropolitana de São Sebastião, das Bandeiras, Carlos Gomes e outros locais públicos.
Em 20 de janeiro, 17 das 39 linhas que passam pelo ponto de ônibus em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, na rua Florêncio de Abreu, na Praça das Bandeiras, foram transferidas para a Prudente de Morais – dois quarteirões acima. Os pontos na rua Lafaiete, próximo ao Palácio Episcopal, também foram deslocados.
A mudança afetou 29,3% das linhas da região – são 58 em todo o entorno. A alteração atende à reivindicação da Igreja Católica, que há anos tenta impedir a construção de uma plataforma no lugar do ponto de ônibus que existe no local, alegando que o tráfego pesado causa rachaduras no templo, tombado como patrimônio histórico.
A Catedral Metropolitana de São Sebastião também vai passar por uma ampla obra de reforma e restauração, orçada em R$ 3 milhões. A Igreja Católica já lançou uma campanha para angariar recursos. O prédio histórico tem rachaduras e infiltrações causadas pelo fluxo de veículos na região. A intervenção deve começar em 2019.
Mudanças com a nova estação
Com o funcionamento da Estação Praça das Bandeiras, a partir desta sexta- feira, 7 de setembro, os pontos abaixo relacionados estarão desativados:
• Ponto no 3549: rua Lafaiete junto à rua Saldanha Marinho
• Ponto no 511: rua Américo Brasiliense junto à rua Saldanha
Marinho
• Ponto no 1124: rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete
A Transerp também informa que a linha 136 – Castelo Branco/ Adão do Carmo terá o seu local de parada alterado para o ponto no 274, localizado na rua Florêncio de Abreu, junto à rua Visconde de Inhaúma.
Como será a distribuição das linhas na nova estação
Estação Praça das Bandeiras 1
Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas Américo Brasiliense e Florêncio de Abreu
H 403 – Jd. Manoel Penna
I 147 – Jd. Irajá
I 148 – Santa Cruz
J 315 – Bonfim
L 360 – Jd. Centenário
M 460 – Pq. Ribeirão
M 506 – Jd. Progresso
Estação Praça das Bandeiras 2 Rua Américo Brasiliense junto à rua Visconde de Inhaúma
E 303 – Bom Pastor
F 3 – Noturno Leste
E 330 – Jd. Palmares
M 6 – Noturno Sudoeste
E 437 – Castelo Branco
Q 7 – Noturno Oeste
F 337 – Lagoinha *
T 8 – Noturno Noroeste
F 373 – V. Abranches *
F 603 – Jd. Juliana *
F 630 – Pq. S. Sebastião *
F 703 – Pq. Servidores
F 730 – Pq. Portinari
H 236 – São José
H 503 – Rec. Acácias
I 204 – City Ribeirão
Estação Praça das Bandeiras 3 Rua Américo Brasiliense junto à rua Tibiriçá
C 102 – Jd. Independência *
N 207 – Hosp. Clínicas
O 107 – Sumarezinho *
O 407 – Jd. Paulo Gomes
O 470 – Jd. Paiva
R 108 – Jd. Pres. Dutra *
R 308 – Marincek *
T 608 – Jd. Amália *
T 680 – Jd. Orestes Lopes *
T 708 – Jd. Heitor Rigon *
T 780 – Pq. dos Pinus *
T 788 – Expresso Rigon *
I 4 – Noturno Sudeste
J 5 – Noturno Sul * linha remanejada da Rua Lafaiete