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Pontos da Catedral começam a operar

Na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, feriado do Dia da Independência do Brasil, depois de quase quatro anos de espera, a população finalmente poderá utilizar as três platafor­mas de embarque e desembar­que de passageiros da Estação Praça das Bandeiras, na região central da cidade.

O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), o superinten­dente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Antonio Car­los de Oliveira Júnior, e o repre­sentante do Consórcio PróUr­bano, Gustavo Vicentini, vão vistoriar o início do atendi­mento a partir das sete horas.

Localizada na Praça das Bandeiras, a estação é compos­ta de três plataformas, uma na Visconde de Inhaúma e duas na rua Américo Brasiliense. A primeira vai funcionar com sete linhas e tem uma deman­da diária prevista de quatro mil passageiros, enquanto os dois pontos de parada da Américo Brasiliense vão atender 23 li­nhas e com demanda prevista de 13 mil usuários por dia.

Cada plataforma conta com 36 assentos, protegidos por vidro proporcionando mais conforto e proteção aos usuários. Além disso, a estru­tura conta com câmeras de monitoramento, painéis infor­mativos com horários dos ôni­bus em tempo real e também facilitará o embarque e desem­barque dos usuários. As obras custaram R$ 600 mil e foram bancadas pelo consórcio.

O projeto executivo foi apro­vado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Ar­queológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultu­ra, em 4 de dezembro. As esta­ções deveriam ter sido entregues em 2015, segundo o contrato de concessão.

A intervenção começou depois de muita polêmica. As alterações sugeridas pela prefeitura de Ribeirão Preto foram aprovadas pelo Con­dephaat no final do ano pas­sado, mas a reforma só come­çou agora. Construídas em 2016, as estações não foram inauguradas por causa de divergências entre o projeto que havia sido aprovado pelo órgão de defesa do patrimô­nio e as obras realizadas.

As alterações autorizadas pelo conselho estadual amplia­ram a altura das plataformas, que passou de 3,90 metros para entre 4,40 metros e 4,70 metros – para que não atra­palhe o tráfego de veículos de maior porte. Também houve a troca dos vidros fumê dos fun­dos das plataformas por trans­lúcidos, colocados em zigue-zague, como previa o projeto original.

A lâmina de cobertura teve sua colocação com caimento invertido para que a água da chuva escoe pela praça. Neste caso foi autorizada a manu­tenção. Também foi mantida a viga metálica de travamento à meia altura (não existente no projeto) em todo perímetro da edificação. A trava serve para dar mais segurança à edifica­ção, ao evitar que possa ocor­rer qualquer acidente em caso de ventos fortes.

Em dezembro, o Consór­cio PróUrbano confirmou, por meio de nota, que bancaria as alterações assim que fos­se notificado: “O Consórcio PróUrbano, pensando unica­mente nos seus clientes, assu­mirá por mera liberalidade as alterações necessárias para re­solver a questão. Lembrando que as estações foram cons­truídas de acordo com orien­tações e determinações da administração municipal que, inclusive, aceitou as obras”.

Uma falha na execução das obras da Estação Catedral dei­xou as três plataformas com a cobertura entre 15 e 80 centí­metros mais baixas do que o previsto no projeto. De acordo com o Consórcio PróUrbano, responsável pela obra, foram gastos R$ 3,48 milhões nas es­tações, sem contar os R$ 600 mil. As alterações foram feitas a pedido do governo Dárcy Vera (sem partido) e, segundo o grupo concessionário, custa­ram mais do que o previsto.

Mesmo assim, o consór­cio se comprometeu a investir mais R$ 600 mil para que as plataformas possam ser utili­zadas, o que deve ocorrer entre cinco e seis meses, em meados de 2018. Além do problema da altura da cobertura, em comparação com a proposta original, as plataformas não contam com paredes laterais envidraçadas e com as catracas de acesso aos ônibus.

Para viabilizar o aumento na altura das estações foi ne­cessária a remoção de sete ár­vores que estavam com seus troncos dentro das edifica­ções. A retirada foi autoriza­da pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mediante o plantio de 350 espécimes nas praças da Catedral Metro­politana de São Sebastião, das Bandeiras, Carlos Gomes e ou­tros locais públicos.

Em 20 de janeiro, 17 das 39 linhas que passam pelo pon­to de ônibus em frente à Ca­tedral Metropolitana de São Sebastião, na rua Florêncio de Abreu, na Praça das Bandei­ras, foram. A mudança afetou 29,3% das linhas da região – são 58 em todo o entorno. A Catedral Metropolitana de São Sebastião também vai passar por uma ampla obra de refor­ma e restauração, orçada em R$ 3 milhões. A Igreja Católica já lançou uma campanha para angariar recursos. O prédio histórico tem rachaduras e in­filtrações causadas pelo fluxo de veículos na região. A inter­venção deve começar em 2019.

Mudanças com a nova estação
Com o funcionamento da Estação Praça das Bandeiras, a partir desta sexta- feira, 7 de setembro, os pontos abaixo rela­cionados estarão desativados:
• Ponto no 3549: rua Lafaiete junto à rua Saldanha Marinho
• Ponto no 511: rua Américo Brasiliense junto à rua Saldanha
Marinho
• Ponto no 1124: rua Viscon­de de Inhaúma, entre as ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete
A Transerp também informa que a linha 136 – Castelo Branco/ Adão do Carmo terá o seu local de parada alterado para o ponto no 274, localizado na rua Florêncio de Abreu, junto à rua Visconde de Inhaúma.

Como será a distribuição das linhas na nova estação

Estação Praça das Bandeiras 1
Rua Visconde de Inhaúma, entre as ruas Américo Brasiliense e Florêncio de Abreu
H 403 – Jd. Manoel Penna I 147 – Jd. Irajá I 148 – Santa Cruz J 315 – Bonfim L 360 – Jd. Centenário M 460 – Pq. Ribeirão M 506 – Jd. Progresso

Estação Praça das Bandeiras 2
Rua Américo Brasiliense junto à rua Visconde de Inhaúma
E 303 – Bom Pastor F 3 – Noturno Leste E 330 – Jd. Palmares M 6 – Noturno Sudoeste E 437 – Castelo Branco Q 7 – Noturno Oeste F 337 – Lagoinha * T 8 – Noturno Noroeste F 373 – V. Abranches * F 603 – Jd. Juliana * F 630 – Pq. S. Sebastião * F 703 – Pq. Servidores F 730 – Pq. Portinari H 236 – São José H 503 – Rec. Acácias I 204 – City Ribeirão

Estação Praça das Bandeiras 3
Rua Américo Brasiliense junto à rua Tibiriçá
C 102 – Jd. Independência * N 207 – Hosp. Clínicas O 107 – Sumarezinho * O 407 – Jd. Paulo Gomes O 470 – Jd. Paiva R 108 – Jd. Pres. Dutra * R 308 – Marincek * T 608 – Jd. Amália * T 680 – Jd. Orestes Lopes * T 708 – Jd. Heitor Rigon * T 780 – Pq. dos Pinus * T 788 – Expresso Rigon * I 4 – Noturno Sudeste J 5 – Noturno Sul * linha remanejada da Rua Lafaiete

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