Tribuna Ribeirão
Saúde

Polo começa a atender na UPA

FOTO: ALFREDO RISK

O Polo Covid-19 começa a atender ao meio-dia des­ta quarta-feira, 1º de abril, na Unidade de Pronto Aten­dimento Doutor Luis Atílio Losi Viana, a UPA da Treze de Maio, no Jardim Paulista, Zona Leste de Ribeirão Preto. Quatro tendas foram monta­das para atendimento dos ca­sos suspeitos de coronavírus, causador da covid-19.

O polo vai prestar atendi­mento médico e pediátrico 24 horas, exclusivo para pacien­tes com queixas respiratórias e febre – principais sintomas da doença, além de coriza e dor de garganta – para evitar exposição a outras pessoas. O local funcionará como centro específico da seguinte forma: quando a pessoa não apresen­tar sintomas ou tiver sintomas leves, será encaminhado para a ala comum.

Os pacientes mais sintomá­ticos seguirão imediatamente para a ala de isolamento (den­tro da UPA), de máscara, onde receberão todos os cuidados, medicação e serão liberados para casa ou, se o caso for gra­ve, para internação imediata. A estrutura do Polo Covid-19 segue as recomendações pre­vistas no protocolo de atendi­mento médico do Ministério da Saúde.

“O foco é atender e libe­rar o paciente o mais rápido possível, sem expô-lo com outras pessoas, diminuindo assim a exposição e contato com outros doentes. 80% dos casos são classificados como leves e têm como conduta medicação via oral, em casa e isolamento social”, explica o secretário municipal da Saú­de, Sandro Scarpelini.

Na segunda-feira (30), o prefeito Duarte Nogueira Jú­nior (PSDB) afirmou que o prédio do antigo Hospital de Retaguarda Francisco de As­sis, localizado na Vila Virgínia, está sendo preparado para ter 30 leitos destinados a pacientes com a doença. Na semana pas­sada, a Câmara de Vereadores aprovou projeto do Executivo revogando a lei que no pas­sado havia cedido o imóvel para instalação do hospital, atualmente desativado.

Com a medida, a prefeitura espera que Ribeirão Preto pos­sa disponibilizar 390 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) entre equipamentos pú­blicos e privados. Atualmente, os hospitais da cidade contam com 2,5 mil leitos hospitalares, dos quais 1.592 na rede pública e 908 da partucular. O municí­pio possui também 340 leitos de Unidade de Terapia Inten­siva (UTI) e 370 respiradores distribuídos em hospitais par­ticulares e públicos.

A Secretaria Municipal da Saúde está investindo R$ 2.885.074,54 na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para uso dos profissionais de saúde, equipa­mentos e infraestrutura para a criação do Polo Covid-19. Foram compradas máscaras, aventais, macacões de segu­rança, termômetros clínicos infravermelho, filtro para ventilação pulmonar e cinco mil invólucros utilizados na confecção de máscaras para suprir todas as unidades de saúde da cidade.

As quatro tendas são clima­tizadas e terão 500 “dispensers” de álcool em gel e sabonete lí­quido, 552 sachês de sabonete líquido, quatro galões de álcool em gel, 200 sachês de álcool em gel 70%, 123 sapatilhas descar­táveis e 28 mil impressos com orientações sobre a covid-19.

Foi contratada, ainda, em­presa especializada em locação de quatro ambulâncias tipo B em atendimento à pandemia de coronavírus e materiais elé­tricos diversos para instalação do Polo Covid-19. A Fundação Santa Lydia, gestora da UPA da Treze de Maio, adquiriu tam­bém mais de duas mil más­caras, cinco mil aventais des­cartáveis, quase 100 mil luvas, dez mil toucas descartáveis e outros equipamentos, num in­vestimento de R$ 442.280,24.

Postagens relacionadas

Consumo de serviços de saúde avança 10,3% após pandemia

William Teodoro

Com 14 casos de sarampo, SP terá vacinação para jovens de 15 a 29 anos

Redação 1

Número de usuários de planos de saúde passa de 51 milhões em 2023

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com