O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, entidade que reúne oito cervejarias artesanais da cidade e da região, receberá um aporte financeiro de R$ 490 mil para investir em um Centro de Tecnologia Cervejeira. A verba será destinada pelo Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de São Paulo ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto, um conjunto de entidades do qual o Polo faz parte.
“O Arranjo Produtivo Local de Cervejas é um título que o Polo conseguiu junto à Secretaria de Desenvolvimento de São Paulo. O APL trabalha a cadeia de um seguimento, no caso da cerveja, e engloba toda empresa que faz parte da cadeia, que está envolvida direta ou indiretamente desde a produção até o consumo da cerveja. Só pode ter um APL se um grupo de empresas, prefeitura ou associação solicite, no caso o Polo é um grupo de empresas, por isso conseguiu pleitear o APL. Só existe o APL da Cerveja de Ribeirão Preto porque existiu o Polo Cervejeiro antes”, explica Paulo César Nogueira, consultor do Programa Empreender, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).
O APL das cervejarias artesanais abrange 18 fábricas e diversas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores.
Paulo César esclarece que os R$ 490 mil serão destinados para a construção de um Centro de Análises de Cervejas em Sertãozinho no Instituto Federal de São Paulo, no Campus de Sertãozinho. O valor será utilizado para compra de equipamentos.
“O Centro representa economia e rapidez nas análises das cervejas. Também possibilita novos caminhos para desenvolvimento de pesquisas e controle de qualidade das cervejas do grupo”, finaliza Paulo César.
Polo Cervejeiro de Ribeirão foi fundado em 2013
O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto é um núcleo setorial que nasceu na Associação Comercial e Industrial (ACIRP) em 2013 e reúne oito cervejarias artesanais da cidade e região. Desde sua criação desenvolveu ações e eventos com o objetivo de disseminar a cultura cervejeira.
Hoje as cervejarias que compõem o Polo são: SP 330, Invicta, Walfenger, Lund, Maltesa, Weird Barrel, BR Brew e Wolfes Beer.
No último levantamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre aumento de registro de cervejarias no Brasil o município de São Paulo com maior crescimento foi Ribeirão Preto, com aumento de 50%. O número de cervejarias registradas na cidade em 2020, segundo o relatório, era de 15 unidades, contra dez do ano anterior.