Tribuna Ribeirão
DestaqueSaúde

Pólio: vacina será injetável em 2024

FL PÌTON/ARQUIVO

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira, 7 de julho, que irá substituir gradualmente a vacina con­tra poliomielite de via oral (VOP) pela versão inativada (VIP) nos postos de saúde de todo o Brasil. Segundo a pasta, a VIP, aplicada via in­jeção e já utilizada nas três primeiras doses do esquema de imunização, estará dispo­nível também para a dose de reforço aplicada aos 15 me­ses, a partir de 2024. A quinta dose, dada aos 4 anos, deixa­rá de existir.

A recomendação foi deba­tida e aprovada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI), que considerou as novas evidên­cias científicas para proteção contra a poliomielite. Segun­do o MS, foram analisados critérios epidemiológicos, evi­dências relacionadas à vacina e recomendações internacio­nais sobre o tema.

“É importante reforçar que essa atualização não re­presenta o fim imediato do imunizante na versão popu­larmente conhecida como ‘gotinha’ e sim um avanço tecnológico para maior efi­cácia do esquema vacinal que será feito após um período de transição”, afirma a pasta.

“O Zé Gotinha, símbolo histórico da importância da vacinação no Brasil, também continuará na missão de sen­sibilizar as crianças, os pais e responsáveis em todo o Bra­sil participando das ações de imunização e campanhas do Governo Federal”, diz o MS.

Entenda
A indicação da CTAI é que o Brasil passe a adotar exclusivamente a vacina ina­tivada na dose de reforço, aplicada aos 15 meses de ida­de. Atualmente, esse reforço é feito com a forma oral do imunizante, enquanto a vaci­na injetável é aplicada apenas aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Na­cional de Vacinação.

A transição começará no primeiro semestre de 2024. As crianças brasileiras que completarem as três primei­ras doses da vacina irão to­mar apenas um reforço com a VIP aos 15 meses. A dose de reforço aplicada atualmen­te aos 4 anos não será mais necessária, já que o esquema vacinal com quatro doses VIP garantirá a proteção con­tra a pólio.

Vacina antipólio a partir de 2024
Primeira dose: vacina injetável, aos 2 meses de vida
Segunda dose: vacina injetável, aos 4 meses de vida
Terceira dose: vacina injetável, aos 6 meses de vida
Quarta dose: vacina injetável, aos 15 meses de vida

Postagens relacionadas

Agendamento para vacinação contra Covid em pessoas com 60 a 62 anos será aberto nesta terça-feira, dia 4

Redação 1

“Eu vou queimar vocês na licitação da Prefeitura. Vocês não vão ganhar mais nada lá. Juro por Deus!”

Redação

Rua São Paulo terá nova interdição total

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com