Por: Adalberto Luque
A Delegacia Seccional de Polícia Civil de Ribeirão Preto realizou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Papa-Léguas para investigar peculato. Um dos alvos dos mandados de busca e apreensão foi a sede da Prefeitura de Serrana.
Segundo informações, a empresa Giovanivans teria sido contratada nos anos de 2022 e 2023 para o transporte de alunos da rede municipal de ensino. A empresa seria responsável pelo transporte de alunos da zona rural para as escolas da rede municipal da cidade.
A Seccional de Ribeirão Preto informou que o contrato apresentava um superdimensionamento da linha contratada em cerca de 50 quilômetros diários. As investigações apontaram que o pagamento era feito pela Prefeitura de Serrana, inclusive sobre a quilometragem não rodada.
Os policiais civis cumpriram dois mandados de busca e apreensão na cidade de Serrana. Além da Prefeitura, a sede da empresa de transportes também foi alvo dos mandados. E a casa do empresário Giovani Jamil Ferreira, da Giovanivans, em Ribeirão Preto, também foi alvo de um mandado.
Esta é a segunda fase da Operação Papa-Léguas. A primeira foi cumprida na cidade de Brodowski, envolvendo a mesma empresa. Na operação, realizada em 01 de dezembro do ano passado, documentos foram apreendidos na sede da empresa e na Secretaria de Transportes municipal.
A Delegacia Seccional de Ribeirão Preto informou que foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. O material vai passar por perícia e as investigações prosseguem. A Prefeitura de Serrana não se manifestou até a publicação desta reportagem. A empresa Giovanivans também foi procurada mas não atendeu à reportagem.