Por: Adalberto Luque
Uma operação policial resultou na prisão de três pessoas e na recuperação de acessórios agrícolas avaliados em R$ 500 mil. A ação foi realizada contra alvos nas cidades de Luís Antônio, Cravinhos e São Simão, todas cidades da região metropolitana de Ribeirão Preto.
A Operação Geoagro está em sua 3ª Fase e é resultado de um trabalho de investigação realizado pela Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais (Deleagro) de Mato Grosso do Sul. O objetivo é combater um grupo especializado em obter, adulterar equipamentos de GPS, utilizados para orientar máquinas agrícolas em atividade no campo.
“A investigação está voltada para enfrentamento de uma célula criminosa que atua na prática de furto, receptação, adulteração e comércio ilegal de equipamentos de alta tecnologia empregados no agronegócio”, explicou o diretor da DEIC, delegado Kleber de Oliveira Granja.
A ação da Deleagro contou com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto. Foram feitas diligências nas três cidades e três pessoas acabaram presas.
Dois dos presos foram detidos por posse ilegal de arma de fogo e o terceiro por receptação. Além das armas de fogo apreendidas, os agentes recuperaram equipamentos e acessórios relacionados a GPS agrícola avaliados em mais de R$ 500 mil.
Se condenados, as penas para os três presos podem chegar a oito anos de reclusão. A Deleagro prossegue com as investigações.