Por: Adalberto Luque
Depois de uma grande busca e um cerco que durou até o final do dia, duas pessoas foram detidas, nesta terça-feira (10), em Franca. São suspeitos de integrarem o bando que invadiu uma agência do Banco do Brasil no bairro Vila Aparecida e executou um vigia que fazia a ronda no telhado do prédio.
Um homem e um adolescente foram localizados em uma casa a 200 metros da agência onde cometeram o homicídio e a tentativa de assalto. Eles estavam com um dos carros utilizados na ação. O homem foi preso e o adolescente foi apreendido.
As Polícias Civil e Militar continuam as buscas para tentar encontrar os outros três suspeitos. Na manhã desta terça-feira (10), cinco homens estavam na sala de máquinas do equipamento de ar-condicionado, no telhado da agência.
Dois vigias iniciaram uma ronda pelo prédio e, ao chegar ao telhado, foram surpreendidos com a presença dos assaltantes. O grupo estava armado e atirou contra os vigias. Na troca de tiros, um deles foi atingido na cabeça. O outro também foi alvejado, mas a bala atingiu o colete balístico, não causando nenhum ferimento.
Os cinco assaltantes fugiram pelo telhado das residências vizinhas e uma grande caçada policial foi iniciada. De Ribeirão Preto vieram os reforços do helicóptero Águia da PM e equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).
O delegado Eduardo Lopes Bonfim, que está à frente do caso, acredita que os ladrões tentavam se instalar no quarto do ar-condicionado para praticar o assalto no final de semana. Eles estavam trazendo ferramentas em uma mochila. O delegado acredita que eles também devessem usar um maçarico para chegar até o cofre.
Após serem descobertos, eles roubaram a arma do vigia baleado na cabeça e fugiram. Deixaram para trás uma mochila com ferramentas, telefone celular e fio carregador, entre outros objetos, que foram recolhidos pela perícia e estão sendo analisados.
O segurança baleado na cabeça, Adriano Costa, morreu antes de ser socorrido. Segundo familiares, ele passou a noite no hospital acompanhando o pai, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico. Ele teria ido direto do hospital para o trabalho. Era casado e pai de duas meninas. As buscas pelos outros suspeitos continuam.