Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil divulgou, na manhã desta quarta-feira (07), o balanço final da “Operação Pré-Carnaval”, realizada na terça-feira (06), em 93 cidades da região de Ribeirão Preto. A operação reuniu policiais civis e militares.
De acordo com os coordenadores, foram cumpridos mandados contra 60 alvos na região. Segundo o diretor da DEIC (Divisão Especializada em Investigações Criminais), Kleber de Oliveira Granja, os investigados têm envolvimento em crimes de roubo, furto, estupro, homicídio, tráfico de drogas, violência doméstica e familiar, atos infracionais (menores de idade infratores), entre outros.
Foram cumpridos 178 mandados de busca e apreensão domiciliar e 79 mandados de prisão. No total, 117 pessoas foram presas, muitas das quais, em flagrante na prática de algum crime, no momento da abordagem.
O Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-3), que organizou a operação, ao lado do Comando de Policiamento do Interior (CPI-3), informou que além das prisões, foram apreendidos 12 quilos de drogas, veículos, dinheiro em espécie, armas de fogo, equipamentos eletrônicos, joias, celulares e outros objetos.
Durante coletiva de imprensa, o comandante da PM na região, coronel Marcelo Sançana, disse que foi a segunda grande operação conjunta em 2024 e que muitas outras virão. “A criminalidade aqui em nossa região não vai ter vez. Não vai se instalar. E aquela que está instalada vai ser retirada de circulação”, disse.
A operação foi realizada nas regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Bebedouro, Franca, São Carlos, São Joaquim da Barra e Sertãozinho. Foram empregados cerca de 1.000 policiais civis e militares nas 93 cidades.
Somente na cidade de Ribeirão Preto, a força-tarefa utilizou mais de 250 policiais civis e militares em mais de 120 viaturas, além de contar com apoio aéreo do helicóptero Águia da PM e Pelicano da Polícia Civil.