O Comando de Policiamento do Interior (CPI-3) tem novo comandante. O coronel da Polícia Militar Carlos Alberto Machado assumiu o posto em substituição ao coronel Washington Luiz Gonçalves Pestana, que em maio do ano passado entrou no lugar do também coronel Humberto Gouvêa Figueiredo. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 28 de abril, assinada pelo governador Márcio França (PSB).
Machado passa a comandar o CPI-3, que compreende sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho. A área coberta pelo comando abrange 93 municípios e 39 distritos no total, com população estimada em 3,83 milhões de pessoas. Vai comandar quatro mil PMs que, diariamente, levam mil viaturas às ruas em toda a região.
Nascido em Ribeirão Preto, formou-se na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 15 de dezembro de 1989. De lá para cá, galgou todos os postos da Polícia Militar até chegar ao de coronel, em 24 de maio de 2017, quando comandou a região de Osasco, importante polo econômico do Estado e, depois, foi designado para a área de Araçatuba.
É doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, possui licenciatura plena em Educação Física e é especialista em sistemas de inteligência policial de segurança pública. Assumindo o comando na região de Ribeirão Preto, com índices criminais estabilizados, tem como meta continuar trabalhando para servir e proteger a sociedade.
Para tanto, o novo comandante tem como meta a valorização da tropa, pois atrás de um colete há um ser humano dotado de virtudes, anseios, defeitos e limitações, mas que, bem preparado e motivado e com o apoio da comunidade, buscará as soluções necessárias para a segurança nos locais.
Segundo nota da corporação, “a Polícia Militar estará onde a comunidade precisa, utilizando as ferramentas inteligentes de prevenção para monitorar a incidência criminal e, consequentemente, aumentar a percepção de segurança da comunidade”. Nos próximos dias, a passagem oficial do comando será anunciada. Machado também pretende fazer algumas visitas a autoridades como o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), a órgãos de imprensa e à comunidade, buscando sempre a integração entre todos os órgãos.
Nesta sexta-feira (4), o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, vai participar da passagem do Comando Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O coronel Marcelo Vieira Salles é o novo comandante-geral da corporação. Ele substitui o coronel Nivaldo Cesar Restivo, que estava à frente da corporação desde março de 2017.