A Polícia Militar desencadeou em todo o Estado a Operação São Paulo Mais Seguro com o objetivo de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e inibir a prática de crimes. A força-tarefa teve início às cinco horas de terça-feira (15) e terminou por volta das quatro horas da madrugada desta quarta-feira, 16 de janeiro. Faz parte da estratégia do comando e objetiva ampliar a ação de presença de policiais.
Na área de atuação do Comando de Policiamento Militar do Interior Três (CPMI-3) de Ribeirão Preto, que abrange 93 municípios e 39 distritos no total, com população estimada em 3,83 milhões de pessoas e que tem como comandante o coronel PM Carlos Alberto Machado, foram empregados 1.225 policiais (cerca de 25% do total, estimado em quatro mil) e 594 viaturas – aeronaves como o helicóptero Águia, carros, motocicletas etc. – em 517 pontos de bloqueio.
Foram 495 locais de blitze e 5.712 motoristas abordados. Segundo nota da corporação, 5.491 veículos passaram por vistoria. Foram apreendidos 40 certificados de licenciamento anual e dez Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram confiscadas. A PM autuou 628 condutores com suspeita de embriaguez (excesso de alcoolemia) e 146 veículos foram removidos.
Foram recuperados oito carros e motos. Outras 3.653 pessoas foram abordadas. Sete autos infracionais, que envolvem crimes praticados por menores de idade, foram emitidos. A PM fez seis flagrantes de tráfico de drogas. Catorze pessoas foram presas ou apreendidas – no caso de adolescentes. A Polícia Militar também capturou 18 pessoas procuradas pela Justiça e seis adolescentes sindicados. Duas armas foram recuperadas, além de munições.
A Polícia Militar atua diuturnamente na busca incessante da maximização dos resultados operacionais e na conseqüente redução dos índices de criminalidade, visando aumentar a percepção de segurança da população. Em todo o Estado, foram 3.048 pontos de ações policiais e 20.200 policiais militares participaram com 8.228 viaturas. O comandante-geral da PM paulista, coronel Marcelo Vieira Salles, emitiu comunicado nesta quarta-feira.
“Mais uma Operação São Paulo Mais Seguro, levada a efeito por 24 horas , que contou com mais de 20.200 policiais militares dos mais diversos seguimentos, modalidades e programas existentes em nossa Polícia Militar. Profissionalismo, dedicação, espírito público e compromisso de todos, do mais jovem soldado ao mais experiente coronel , foram as grandes marcas de tamanho trabalho de altruísmo e dedicação”, disse em nota.
Balanço da operação na região de Ribeirão Preto
Pontos de visibilidade: 495 Condutores abordados: 5.712 Veículos vistoriados: 5.491 Certificados de licenciamento anual apreendidos: 40 Carteiras Nacionais de Habilitação apreendidas: 10 Autos de infração de trânsito (exceto alcoolemia): 628 Veículos removidos: 146 Veículos localizados: 08 Pessoas abordadas: 3.653 Atos infracionais (menores de 18 anos): 07 Flagrantes de tráfico de entorpecentes: 06 Pessoas presas/ apreendidas: 14 Pessoas procuradas capturadas: 18 Adolescentes sindicados: 06 Armas apreendidas: 02 Munições: 04