A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto localizou, na tarde desta quinta-feira, 28 de dezembro, um veículo usado pela “gangue da marcha à ré” em três ações criminosas nos últimas dias. O automóvel foi apreendido. O Volkswagen Gol prata estava no Jardim Wilson Toni, Zona Noroeste da cidade. A Polícia Civil pediu a prisão temporária de um dos suspeitos.
O proprietário teria “emprestado” o carro a um amigo. Ele prestou depoimento e foi liberado. A “gangue da marcha à ré” furtou quatro lojas nos últimos dias, sempre com o mesmo “procedimento”, quando o veículo colide contra portas e os ladrões entram para subtrair mercadorias. A ação é rápida e os prejuízos consideráveis. O prejuízo do Natal é estimado em R$ 50 mil. O carro foi identificado graças a imagens de câmeras de segurança.
Dois dos três crimes ocorreram na madrugada de terça-feira (26). Apenas em uma loja de equipamentos agrícolas e de jardinagem no Jardim Anhanguera o furto causou prejuízo de R$ 20 mil. Uma casa de fogos de artifício na Vila Tibério também foi invadida. Na madrugada de segunda (25), os ladrões agiram da mesma forma e furtaram uma padaria no bairro Campos Elíseos.
Os crimes foram gravados por câmeras de segurança. Na ação de terça-feira, a dupla chega à loja na avenida Barão do Bananal por volta de 5h52. O motorista do VW Gol engata a marcha à ré e acelera contra uma porta, mas não consegue destruí-la. A dupla segue para outra entrada e, novamente com o carro em marcha à ré, bate contra a porta. Um dos homens desce e invade a loja. O motorista ainda bate mais uma vez em alta velocidade. A porta é arrancada e chega a cair sobre o teto do carro.
As câmeras internas gravam um dos ladrões usando uma lanterna para revirar o escritório. Ele pega os equipamentos expostos e passa, um a um, para o comparsa que está do lado de fora. A ação dura quase três minutos. Proprietário da loja, Bruno Andrade conta que este é o terceiro roubo da mesma forma em dez anos. Agora, o empresário planeja reforçar as portas e instalar muretas de concreto diante delas, para evitar a ação dos criminosos.
Furto no Natal – Na madrugada de segunda-feira, dois homens usando um VW Gol furtaram uma padaria nos Campos Elíseos. As imagens da câmera de segurança mostram o veículo chegando ao local, na rua José de Alencar, às 2h25. O motorista sobe com o automóvel na calçada e, com a marcha à ré engatada, bate quatro vezes seguidas contra a porta da padaria, até danificá-la. Um homem desce e invade o estabelecimento.
A dupla foge levando apenas uma máquina de recarga de cartões de ônibus urbano. No vídeo é possível ver o motorista descendo do veículo e ajudando o comparsa a colocar o equipamento no porta-malas. A comerciante Lúcia Vilaça teve de trocar a porta inteira.