Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil vai investigar a morte de um bebê de cinco meses de idade, ocorrido nas dependências da Unidade Básica de Saúde da Vila Virgínia, zona Oeste de Ribeirão Preto. O óbito ocorreu nesta quinta-feira (30), depois de agravamento no quadro clínico do bebê.
Consta no Boletim de Ocorrência (BO), que a criança recebeu o primeiro atendimento médico na UBS Professor Doutor José Paulo Marcondes de Souza, na Rua Franco da Rocha, 1.100, na segunda-feira (27) e teria sido diagnosticada com infecção no ouvido sem que fosse feito algum exame específico. No BO, a família da criança relata que foram prescritos 250 mg/5 ml de amoxilina, dipirona em gotas e ipratrópio em gotas. Depois de medicado, o bebê e a família teriam sido liberados.
Nesta quinta-feira (30), a família retornou para a UBS da Vila Virgínia após notar que a criança estava pálida. Ao ser atendido, o bebê teve crise de tosse e, de acordo com o BO, a médica teria relatado dificuldade para encontrar um acesso por veia e a criança foi medicada por via oral com um xarope.
O quadro do bebê piorou e a equipe passou a realizar atendimento de emergência. Nesta etapa, a criança sofreu parada cardiorrespiratória. Mesmo com as manobras de ressuscitação, o bebê não reagiu e morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.
A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto. A reportagem do Tribuna tentou contato com a Secretaria da Saúde, mas até a publicação da matéria não houve retorno. Assim que tiver resposta, o texto será atualizado.