Adalberto Luque
A Polícia Civil vai investigar a morte de um bebê de cinco meses de idade nas dependências da Unidade Básica Distrital de Saúde (UBDS) Doutor Marco Antônio Sahão, conhecida como UPA Sul, mas que atende na rua Franco da Rocha nº 1.270, Vila Virgínia, Zona Oeste de Ribeirão Preto. O óbito ocorreu na quinta-feira, 30 de maio, depois de agravamento no quadro clínico do bebê.
Consta no boletim de ocorrência (BO) que a criança recebeu o primeiro atendimento médico na UBDS Doutor Marco Antônio Sahão, na segunda-feira (27), e teria sido diagnosticada com infecção no ouvido sem que fosse feito algum exame específico.
No BO, a família da criança relata que foram prescritos 250 mg/5 ml de amoxilina, dipirona em gotas e ipratrópio em gotas. Depois de medicado, o bebê e a família teriam sido liberados. Na quinta-feira, feriado de Corpus Christi, a família retornou para a UBDS da Vila Virgínia após notar que a criança estava pálida.
Ao ser atendido, o bebê teve crise de tosse e, de acordo com o BO, a médica teria relatado dificuldade para encontrar um acesso por veia e a criança foi medicada por via oral com um xarope. O quadro piorou e a equipe passou a realizar atendimento de emergência. Nesta etapa, a criança sofreu parada cardiorrespiratória.
Mesmo com as manobras de ressuscitação, o bebê não reagiu e morreu. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. A ocorrência foi registrada na Central de Polícia Judiciária (CPJ), no Centro de Ribeirão Preto. Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde informa que “a denúncia será apurada com rigor e responsabilidade e assim que possível, (o motivo do óbito) será respondido”
Foto: Alfredo Risk