Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil está realizando, na manhã desta segunda-feira (16), uma grande operação para prender envolvidos no ataque ao carro-forte ocorrido em 9 de setembro deste ano, na Rodovia Cândido Portinari (SP-334), entre Franca e Batatais, mais precisamente na cidade de Restinga.
A ação está sendo realizada em conjunto pela Polícia Civil, Polícia Militar e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MPSP). São cerca de 400 agentes operacionais, dos quais 38 delegados, 163 agentes da Polícia Civil e 200 policiais militares, além dos promotores de Justiça. Eles ocupam 102 viaturas, com apoio aéreo dos helicópteros Águia (PM) e Pelicano (Polícia Civil).
A ação é coordenada pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Ribeirão Preto, Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Franca, Gaeco de Franca e Grupo de Repressão a Roubos de Cargas e Caminhões da Delegacia de Polícia Federal em Campinas.
O objetivo é cumprir mandados em 17 cidades do Estado: Ribeirão Preto, Franca, Serra Azul, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Guarulhos, São José dos Campos, Jacareí, Mogi-Mirim, Mogi-Guaçu, Atibaia, Mongaguá, Cosmópolis, Santa Bárbara do Oeste e Americana.
Logo nos primeiros momentos da Operação Carcará, em sua segunda fase, que começou assim que amanheceu, pelo menos 11 pessoas já foram presas, nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Serra Azul, São Paulo, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Mogi Mirim, Guarulhos e Valinhos. A operação está em andamento. Em breve, a reportagem do Tribuna Ribeirão divulgará mais informações.