Operação Fênix foi deflagrada para combater o comércio de peças provenientes do crime
e vendidas até por sites na internet
A Polícia Civil realizou na terça-feira (12) uma operação para combater a ação dos desmanches de auto peças que comercializam produtos sem procedência comprovada, geralmente resultado de furto ou roubo de veículos.
A investigação foi realizada pelo Centro de Inteligência Policial (CIP) da Delegacia Seccional de Ribeirão Preto e, após as constatações, foi organizada a Operação Fênix, com o objetivo de cumprir seis mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão em desmanches da cidade.
Os alvos eram integrantes de uma organização criminosa composta por empresários que comercializavam as peças provenientes dos furtos e roubos. A ousadia do grupo era tamanha que eles, inclusive, ofereciam as peças através de sites da internet.
Durante a operação, a equipe do Centro de Inteligência da Seccional constatou que o grupo promoveu a lavagem de dinheiro, no montante de R$ 2,5 milhões e obteve na Justiça o bloqueio de bens dos envolvidos.
A ação foi realizada pelo CIP, com apoio operacional de equipes da Central de Polícia Judiciária Integrada e da Divisão Especial de Investigações Criminais (DEIC). As investigações prosseguem.
Por: Adalberto Luque