Por: Adalberto Luque
A Polícia Civil realizou, na manhã desta sexta-feira (28), a Operação Barão, para combater a lavagem do dinheiro movimentado pelo tráfico de drogas e armas. Os policiais civis saíram antes das 06h00 para cumprir oito mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de integrar a organização criminosa.
Segundo a Delegacia Seccional, responsável pela operação, o grupo foi descoberto após investigações. No decorrer da apuração, dois dos investigados já haviam sido presos e diversas pistolas e até uma carabina acabaram apreendidas.
A Polícia Civil divulgou que o grupo movimentou cerca de R$ 84 milhões em lavagem de dinheiro. Eles utilizavam uma empresa de construção civil e concessionárias de veículos, todas de fachada, para dar aparência de legalidade ao dinheiro, que era obtido através do tráfico de drogas e armas.
Os mandados de busca foram cumpridos em três empresas e em cinco residências de pessoas ligadas ao grupo. Os policiais apreenderam três veículos de luxo, além de equipamentos eletrônicos. A investigação também obteve na Justiça o bloqueio de bens dos envolvidos e de empresa envolvida no esquema. Os envolvidos não tiveram seus nomes divulgados e as investigações prosseguem.